Devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob aviso laranja, até segunda-feira, 13 distritos de Portugal continental.
Devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob aviso laranja, até segunda-feira, 13 distritos de Portugal continental.Foto: Reinaldo Rodrigues

Trinta e seis concelhos de sete distritos do continente em risco máximo de incêndio este sábado

Os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.
Publicado a
Atualizado a

Trinta e seis concelhos de sete distritos, localizados na região Centro e no Algarve, apresentam risco máximo de incêndio este sábado, 28 de junho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  De acordo com o IPMA, os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente. Cerca de 30 municípios localizados no litoral do país estão com risco moderado ou reduzido de incêndio. 

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob aviso laranja, até segunda-feira, 13 distritos de Portugal continental: Évora, Faro, Setúbal, Beja, Portalegre, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Coimbra.

O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, no continente, tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro, em especial até ao meio da manhã, e no interior durante a tarde, e subida de temperatura, em especial da máxima.

Prevê também a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior das regiões Centro e Sul durante a tarde e neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Raso.

O vento soprará em geral fraco predominando do quadrante norte, sendo do quadrante leste até ao meio da manhã, e soprando por vezes moderado (até 30 km/h) na faixa costeira ocidental. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 43 graus Celsius, em Beja, e os 25, em Aveiro.

Devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob aviso laranja, até segunda-feira, 13 distritos de Portugal continental.
Incêndios: CIM do Alto Minho preocupada com retirada de helicóptero em período crítico
Devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob aviso laranja, até segunda-feira, 13 distritos de Portugal continental.
Temperaturas de 40º. Onda de calor em praticamente todo o país estende-se até ao final da próxima semana

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt