Trânsito reaberto na A24 no sentido Vila Pouca de Aguiar - Vila Real após choque em cadeia com 13 viaturas
O trânsito na autoestrada A24 foi reaberto esta terça-feira à tarde no sentido norte-sul, entre Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, após um choque em cadeia envolvendo 13 veículos, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
De acordo com a mesma fonte, ainda não há previsão para a reabertura ao tráfego no sentido sul-norte.
Em causa esteve um choque em cadeia envolvendo 13 veículos, que cortou hoje nos dois sentidos a autoestrada A24 ao quilómetro 55, entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, causando oito feridos ligeiros.
De acordo com o comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Douro, o alerta foi dado às 07:08.
Os oito feridos ligeiros foram transportados para os hospitais de Vila Real e Chaves.
O acidente ocorreu ao quilómetro 55 no sentido sul-norte (Vila Real - Vila Pouca de Aguiar) da A24, que liga Viseu a Chaves.
As duas vias foram cortadas "para limpeza por causa do gelo", disse a mesma fonte, adiantando.
Na origem do acidente, que ocorreu ao quilómetro 54,5, poderá estar o nevoeiro intenso que se faz sentir na região e a formação de gelo na estrada.
Aliás, o distrito de Vila Real, assim como o de Bragança, Guarda e Viseu estão hoje sob aviso laranja devido à persistência de nevoeiro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alertou também para a formação de sincelo e de geada.
Sincelo é um fenómeno meteorológico que resulta da congelação de nevoeiro, dando origem a "depósitos de gelo, constituídos por grãos mais ou menos separados por bolhas de ar, às vezes com ramificações cristalinas", segundo o IPMA.
O instituto emitiu também aviso amarelo para os distritos por causa do tempo frio com persistência de valores baixos da temperatura mínima até às 10:00 de quarta-feira.