Tempestade Eowyn chega à Irlanda com rajadas de 183 km/h e afeta Portugal continental com chuva, vento e agitação marítima
A tempestade Eowyn vai afetar Portugal continental a partir desta sexta-feira e até sábado, prevendo-se chuva, vento e agitação marítima forte, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A tempestade está a atingir a Irlanda com ventos recorde, com rajadas de 183 quilómetros por hora (km/h), causando perturbações em vários aeroportos e levando as autoridades a pedirem às pessoas para ficarem em casa.
De acordo com a informação disponível no 'site' da ANA-Aeroportos de Portugal, surgem cancelados pelo menos quatro voos provenientes de Dublin para Lisboa e três em sentido contrário, até ao inicio da tarde. Há também um voo cancelado de Lisboa para Londres.
A Irlanda, assim como a Irlanda do Norte e partes da Escócia, está em alerta vermelho devido aos ventos fortes e as autoridades pediram aos residentes que fiquem em casa.
De acordo com a BBC, os aeroportos de Dublin, Heathrow, em Londres, e Glasgow têm cancelado vários dezenas de voos.
As rajadas de vento recorde ocorreram perto de Galway, na costa oeste do país. O recorde anterior de vento (182 km/h) remonta a 1945 na Irlanda, informou a agência meteorológica nacional.
Eowyn é o nome atribuído pela MET Office (Serviço Meteorológico do Reino Unido) a uma depressão centrada a oeste/sudoeste das ilhas Britânicas
Este sistema frontal associado à depressão Eowyn, que está a afetar o Reino Unido, deve originar a ocorrência de precipitação a partir desta sexta-feira no Minho e Douro Litoral, que poderá ser por vezes forte a partir do final da tarde, indicou o IPMA, num comunicado.
A chuva irá estender-se "gradualmente às restantes regiões do país ao longo de sexta-feira e sábado", pode ler-se.
No Minho, a precipitação será acompanhada de vento forte, com rajadas da ordem de 80 km/h nas zonas do litoral e das terras altas, acrescentou.
A partir da tarde de sexta-feira prevê-se agitação marítima forte na costa ocidental, com "ondas de oeste/noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, que se deverá manter até final da tarde de sábado".
"Por estes motivos foram emitidos avisos meteorológicos de nível amarelo para a agitação marítima, vento e precipitação em alguns distritos", apontou ainda.
O IPMA indicou também que a tempestade "não terá "efeitos no estado tempo no arquipélago da Madeira".
Também Espanha deverá ser afetada hoje com a chegada da frente atlântica associada à tempestade Éowyn com chuva no oeste da Galiza, que deverá estender-se a outras regiões da península e serão acompanhadas por fortes ventos com rajadas muito fortes.