Superintendente Pedro Moura será o novo diretor nacional da PSP
O superintendente Pedro Moura será o novo diretor nacional da Polícia de Segurança Pública, avançam esta quinta-feira, 8 de outubro, a SIC Notícias e o Correio da Manhã.
Pedro Moura, nascido há 59 anos em Almedina, Coimbra, vai substituir Luís Carrilho, que irá ocupar o cargo de Oficial de ligação em Paris, que por sua vez vai suceder a Magina da Silva.
O novo diretor nacional é formado em Ciências Policiais pela Escola Superior de Policia e pós-graduado em Gestão de Civil de Crises pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e ocupava o cargo de coordenador-geral da Unidade de Fronteiras e Estrangeiros desde a criação desta estrutura, em junho de 2024.
Pedro Moura concluiu o 4.º Curso de Formação de Oficiais de Polícia, em 30 de junho de 1992, e começou por comandar a esquadra de Abrantes, tendo depois transitado para o ensino na Escola de Prática de Polícia em Torres Novas e exercido as funções de oficial de ligação no ministério da Administração Interna.
Passou ainda pelo Comando Metropolitano de Porto e exerceu várias funções no Departamento de Armas e Explosivos, que liderou, assim como o Departamento de Operações, tendo ainda sido chefe do gabinete do Diretor Nacional. Pedro Moura soma ainda nomeações e representações internacionais na União Europeia e nas Nações Unidas e várias medalhas de serviços distintos.
Luís Carrilho, que ocupava o cargo de diretor nacional da PSP, até então, foi esta quinta-feira chamado ao ministério da Administração Interna, à mesma hora que estava a decorrer uma manifestação convocada pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) em frente ao edifício. O DN perguntou ao MAI sobre o assunto e aguarda uma resposta.
Relembre abaixo a entrevista de Pedro Moura ao DN em outubro do ano passado:
