Sunsets, jantares vínicos e provas cegas no mosteiro
João Morgado

Sunsets, jantares vínicos e provas cegas no mosteiro

O hotel de luxo que nasceu recentemente no monumento ex-libris de Vila do Conde quer devolver aquele património histórico às pessoas. Daí uma série de iniciativas que convidam à descoberta do edifício, da cultura, da gastronomia e beleza da região.
Publicado a
Atualizado a

De portas abertas para todos. É assim que o The Lince Santa Clara se quer posicionar. Aberto há poucos meses, após obras de requalificação do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, o hotel de luxo promove uma série de eventos que convidam à participação na nova vida do local, ex-libris da cidade. Os terraços recebem sunsets e um dos restaurantes é palco de jantares vínicos e provas cegas.

“O nosso objetivo é, de alguma forma, poder devolver este património histórico às pessoas”, explica Gilberto Rodrigues, diretor do The Lince Santa Clara Historic Hotel.

O primeiro evento está marcado para hoje: um sunset no terraço, entre as 19h00 e as 23h00, com bebidas, serviço buffet, barbecue e música a cargo do DJ Miguel Parente. Tendo como cenário a paisagem sobre a foz do rio Ave e o seu encontro com o mar, esta iniciativa vai repetir-se quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, até final de setembro e tem um custo de 110 euros por pessoa.

Para os apreciadores de vinho, a programação contempla outras iniciativas no Oculto, o restaurante de autor do hotel que deve o seu nome ao facto de ocupar um piso que só foi descoberto durante as obras de renovação do Mosteiro. Nos jantares vínicos, os chefs Vítor Matos (distinguido com duas novas estrelas Michelin) e Hugo Rocha convidam produtores nacionais a dar a conhecer os melhores vinhos portugueses, apresentando-os na companhia das suas criações. A próxima edição realiza-se dia 21, quarta-feira, e custa em média 120 euros por pessoa.

No dia 28, acontece o primeiro Às Cegas no Oculto, um conjunto de provas cegas, onde os participantes partem à descoberta dos grandes vinhos e das principais castas portuguesas, sugeridos pela equipa de sommeliers do hotel e devidamente acompanhados por um menu de degustação de 5 momentos da autoria dos chefs. Tem o custo de 140 euros por pessoa.

“Esperamos que os nossos eventos sejam uma oportunidade para usufruir deste espaço único e de momentos inesquecíveis através das várias experiências que oferecemos”, diz o responsável do hotel de cinco estrelas que veio dar nova vida ao Mosteiro de Santa Clara. Fundado em 1318 por D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins, o edifício tal como o conhecemos atualmente é uma construção do século XVIII, que foi tendo várias utilizações desde a morte da última freira que o habitava, em 1893, até ter reaberto em março deste ano como unidade hoteleira.

O The Lince Santa Clara disponibiliza 87 quartos, distribuídos por três pisos, incluindo 11 suites e acomodações únicas nas mansardas, com vistas para o rio, o mar e a cidade. Prestando homenagem a Vila do Conde, deu às suas suites o nome de figuras notáveis da nobreza, do passado conventual ou da vida cultural da localidade, como Berengária – uma infanta de Portugal que foi rainha da Dinamarca), João Baptista (o patrono da cidade), Dom Dinis ou José Régio.

Com projeto de arquitetura da autoria do atelier do arquiteto Carvalho Araújo e com decoração e design de interiores do atelier Vilaça Interiores, todos os ambientes do hotel foram pensados de forma a conjugar o luxo e o conforto contemporâneos com detalhes históricos.

Para além do restaurante Oculto, o hotel conta ainda com o restaurante Mosteiro, com uma cozinha criativa inspirada na gastronomia portuguesa, comandado pela Dona Júlia, cozinheira conceituada entre os amantes dos sabores regionais; com a Wine Cellar, espaço privado pensado para os amantes de vinho que ali encontram mais de 100 referências disponíveis para degustação; e com o Aqueduto Wellness & Spa, um espaço dedicado ao bem-estar com ligação ao jardim onde é possível praticar meditação ou ioga.

A isto juntam-se duas piscinas (uma interior e outra infinita), dois bares, o fitness center , sala de eventos e ainda a loja do mosteiro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt