Simulavam acidentes e convenciam idosos a pagar pelos "danos". Conseguiram extorquir 25 mil euros a uma vítima
FOTO: Miguel Pereira da Silva / Global Imagens

Simulavam acidentes e convenciam idosos a pagar pelos "danos". Conseguiram extorquir 25 mil euros a uma vítima

Foram identificadas onze vítimas, mas a PSP acredita que existam mais. Dois homens foram detidos e constituídos arguidos mais dois homens e uma mulher.
Publicado a
Atualizado a

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve dois homens, um de 24 anos e outro de 20 anos, mediante a emissão prévia de dois mandados de detenção fora de flagrante delito, no culminar de uma investigação criminal relativa a um crime de burla, sendo o “modus operandi” o falso acidente.

"Os dois detidos e ainda com a colaboração de outros visados no processo, circulavam com uma viatura na via pública, com o fito de encontrarem uma possível vítima, sendo que a caraterística preferencial desta, era a sua idade já avançada. De seguida abordavam a vítima, afirmando que momentos antes esta havia batido com a sua viatura na deles. No seguimento do cometimento do crime de burla, convenciam ou obrigavam a vítima a pagar uma quantia monetária de forma a cobrir os 'danos'", explica o Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) da PSP num comunicado enviado às redações.

O COMETLIS explica que os homens pediam à vítima, "de preferência", "quantias monetárias em dinheiro vivo". "Caso a pessoa não tivesse essa disponibilidade dirigiam-se a dependências bancárias e aí faziam transferências de quantias monetárias da conta da vítima para uma conta bancária associada a um dos suspeitos", prossegue a nota.

Este esquema foi identificado no início deste ano e, após "várias diligências investigatórias foi possível identificar o grupo que se dedicava de forma reiterada a esta prática".

Os suspeitos "lograram apropriar-se de quantias monetárias das vitimas que ascende ao valor de 60 mil euros".

Foram identificadas onze vítimas, mas a PSP acredita "que existam mais que, no entanto, não denunciaram os factos às autoridades".

Cada uma das vítimas foi burlada em valores entre os 1500 e os 5000 euros, mas "numa das burlas feita a um idoso resultou numa vantagem patrimonial ilícita para os suspeitos no valor de 25 mil euros e só foi travada quando os filhos se aperceberam da sangria de dinheiro da conta bancária do pai".

O cumprimento a seis Mandados de Busca e Apreensão (dois em Lisboa, um em Queluz, um em Caneças, um em Vialonga e o último em Ponta Delgada (Açores), deu origem à apreensão de "vários documentos, nomeadamente informação de fluxos de quantias monetárias"; 2550 euros; e "duas munições de calibre 7.62 mm, próprias para arma de guerra".

Além dos dois detidos foram ainda constituídos arguidos dois homens e uma mulher.

Os detidos vão ser presentes a primeiro Interrogatório Judicial, para aplicação de medidas de coação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt