Alerta foi dado na sequência da minisérie 'Adolescência'
Alerta foi dado na sequência da minisérie 'Adolescência'Divulgação redes sociais PSP

Sexting, drogas e 'Adolescência'. PSP ajuda a decifrar significado oculto dos emojis nas redes sociais

A Polícia fez um post no Facebook onde lista alguns dos emojis que são associados a tráfico de droga, conteúdo sexual sugestivo e outros temas. Minissérie 'Adolescência' reacendeu debate.
Publicado a
Atualizado a

O sucesso da minissérie da Netflix Adolescência fez também disparar alarmes entre pais e autoridades.

Os quatro episódios da minissérie (todos filmados em plano contínuo) abordam um crime praticado por um adolescente, de 13 anos, tendo como pano de fundo a utilização nociva das redes sociais e das caixas de comentários, onde o que aparentam ser simples emojis têm, afinal, segundas leituras, apenas percetíveis aos jovens que dominam aquela linguagem. Emojis que são, afinal, mensagens de bullying, de assédio ou consumo de drogas.

Nesse sentido, a Polícia de Segurança Pública recorreu precisamente às redes sociais nesta segunda-feira para fazer o que chamou um "Alerta Pais", a quem colocou a questão: Já conhece o duplo significado dos emojis? Sexting e drogas foram o assuntos decifrados. Veja aqui as imagens e o que podem dizer quando publicadas numa rede social.

Refira-se que dados constantes no Relatório Anual de Segurança Interna, relativo a 2024, aponta a um aumento superior a 13% no número de detenções associadas a criminalidade grupal, decorrente de duas dinâmicas: grupos de criminosos organizados (especialmente dedicados ao tráfico de droga) e grupos juvenis e jovens motivados por rivalidades entre bairro e outros motivos fúteis.

Também o 'Programa Escola Segura' registou um aumento das ocorrências de natureza criminal em ambiente escolar: o número cresceu 16,1%, atingindo 5380.

Alerta foi dado na sequência da minisérie 'Adolescência'
Descida da criminalidade geral e da violenta em Lisboa confirmada em relatório do Governo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt