"Seria um sinal de bom senso começarmos a vacinar por idades"
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o processo seria mais fácil, mais rápido e com menos conflitos.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu este sábado que seria "seria uma boa atitude e um sinal de bom senso começarmos a vacinar por idades". Em declarações feitas em Coimbra, , onde acompanhou o processo de vacinação coordenado pela Ordem, que vai abranger cerca de 4200 médicos, Miguel Guimarães defendeu que "o plano de vacinação, para ser eficaz e rapidamente chegar a todos os portugueses, deve ter uma simplificação de vários processos".
Relacionados
"A partir da altura em que as pessoas com mais idade estiverem vacinadas e os profissionais de saúde estiverem vacinados, e já vacinámos os lares, é óbvio que a partir daqui estarmos a vacinar por doenças não é eficaz em termos de logística, em termos de operacionalização e de identificação dos doentes", sublinhou o bastonário, em declarações transmitidas na RTP3, até porque "há muitos doentes que não têm a sua doença codificada".
"Seria uma boa atitude e um sinal de bom senso - e é um desafio que deixo à própria Direção-Geral de Saúde - começarmos a vacinar por idades a partir deste momento", defendeu Miguel Guimarães - "Por idades é mais fácil, as pessoas percebem, existem menos conflitos, é mais rápido de fazer, conseguimos atingir os objetivos mais cedo". Sem prejuízo, acrescentou, de "existirem grupos de pessoas mais frágeis, com doenças específicas, que possam ser vacinados rapidamente, como já aconteceu".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.