Retális vai lançar app com método de pagamento integrado e preço da corrida
A Retális, Cooperativa Rádio Táxis de Lisboa, está a ultimar uma app em que o cliente vai saber o preço da corrida e com método de pagamento integrado. A ferramenta deverá estar em funcionamento daqui a um mês, de acordo com Pedro Lopes, presidente desta cooperativa de táxis.
Ao Diário de Notícias, Lopes avançou que o serviço estará disponível inicialmente em Lisboa e arredores, nomeadamente Amadora, Oeiras, Odivelas e Loures. Parte da Margem Sul também estará abrangida, como Almada, Seixal e Barreiro. A cooperativa também estuda expandir a app para funcionamento no Porto no futuro.
A ferramenta terá funcionalidades semelhantes aos TVDEs, com o pedido pela app, com indicação do valor total da corrida e débito ao cartão associado à conta. Já o envio da factura será pelo e-mail associado do cliente.
"Nada mais tem que fazer do que chamar o táxi, chegar ao fim do serviço, ir-se embora e receber a fatura por e-mail", explica Pedro Lopes ao DN. O download será gratuito, assegura o presidente.
O objetivo da iniciativa é dinamizar o mercado nesta área, em alta concorrência com TVDEs. "Tivemos também que entrar um pouco nesse tipo de mercado e pôr à disposição do público um serviço da qual a pessoa sabe que é aquilo que o preço vai pagar, nem mais nem menos, de uma forma cómoda, em que chama o carro e chega ao destino, sem trocas de dinheiro, sem trocos, sem perda de tempo, tivemos que optar por essa via", contextualiza.
Segundo Pedro Lopes, existem empresas com testes semelhantes. No entanto, acredita que da Retális será "com mais componentes e funcionará melhor". A cooperativa de Lisboa hoje possui 800 táxis em circulação.
amanda.lima@dn.pt