Rede Multibanco volta ao normal após duas horas de constrangimentos

Nas redes sociais, dezenas de internautas deram conta dos problemas na utilização de caixas automáticas e nos terminais de pagamento.

A rede Multibanco esteve esta sexta-feira com falhas em pagamentos e levantamentos de dinheiro durante duas horas em vários pontos do país, mas a situação já foi normalizada.

Num primeiro comunicado enviado às redações, a SIBS, entidade que gere a rede multibanco, confirmou a "existência de alguns constrangimentos" na rede. "A SIBS confirma a existência de alguns constrangimentos na rede de TPA [Terminais de Pagamento Automático], nos últimos minutos, estando a encetar todos os esforços para ultrapassar esta situação. Lamentamos os constrangimentos que possam ser causados", indicou na nota.

Entretanto, a SIBS revelou ao DN que a situação foi normalizada, mas que ainda podem decorrer algumas perturbações devido ao elevado volume de transações que ficaram pendentes. "As equipas técnicas da SIBS intervieram de imediato, o que permitiu a recuperação dos serviços a partir das 19.30. Neste momento, os serviços encontram-se operacionais, permanecendo as equipas da SIBS a monitorizar de perto o seu funcionamento", pode ler-se num posterior comunicado enviado pela SIBS.

Nas redes sociais, dezenas de internautas deram conta dos problemas na utilização de caixas automáticas e nos terminais de pagamento. Alguns deles relatam casos de filas nas caixas de supermercado que estão a aumentar substancialmente, havendo clientes a recorrer à plataforma MBWay. Noutros casos, pessoas tiveram de esperar que familiares lhe fossem entregar dinheiro físico para efetuar o pagamento. Em bombas de gasolina, também houve registo de condutores a voltar para trás. Em portagens foram igualmente notados alguns constrangimentos.

De acordo com a SIC Notícias, a falha ter-se-á devido a um problema interno da SIBS e não com um eventual ataque informático. Ainda assim, a Polícia Judiciária garante estar "atenta à situação" e em contacto com a SIBS.

No início deste mês, a SIBS reportou "alguma instabilidade pontual" nos seus serviços devido ao ataque informático à Vodafone Portugal, uma vez que entidade que gere a rede Multibanco é cliente da operadora de telecomunicações.

A rede de terminais de pagamento automático foi lançada em 1987. Desde o seu lançamento até dezembro do ano passado foram registadas 17 mil milhões de compras na rede Multibanco.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG