Receita de Bucatini com tomate e burrata
Ingredientes:
Molho de Tomate caseiro:
1 kg Tomate-chucha
10 g Açúcar demerara
100 g Cebola branca
200 ml Azeite
10 g Alho seco
Bucatini:
600 g Massa fresca Bucatini
2 Burratas frescas
200 g Tomate-cereja vermelho em metades
200 g Tomate-cereja amarelo em metades
20 g Alho laminado
300 ml Azeite
80 g Malagueta vermelha laminada
300 g Queijo pecorino sardo ralado
40 g Folha de manjericão
500 ml Molho de tomate caseiro
80 g Manteiga sem sal
200 ml Vinho branco
Sal e pimenta preta moída q.b.
Confeção do molho de tomate:
Colocar azeite no tacho e deixar refogar a cebola e o alho. Adicionar o tomate-chucha cortado em quartos, o sal e o açúcar. Deixar cozinhar em lume brando por 15 minutos, mexendo sempre. No final da cozedura, triturar e passar pelo coador. Retificar temperos e reservar.
Confeção Bucatini:
Numa frigideira colocar um fio de azeite. Quando estiver quente, adicionar o tomate-cereja vermelho e amarelo e deixar saltear. Adicionar o alho laminado e a malagueta e saltear. Refrescar com o vinho branco, deixar evaporar, adicionar o molho de tomate confecionado anteriormente e folhas de manjericão. Entretanto, a massa deverá já deverá estar a cozer. Quando cozida, adicionar ao preparado anterior, envolver e finalizar com manteiga. Retificar o sal e pimenta.
Empratamento:
Colocar a massa com o tomate no prato, adicionar meia burrata (por pessoa) partida em pedaços, finalizar com queijo pecorino ralado, folha de manjericão e fio de azeite.
Bucatini com Burrata
Rita Chantre / Global Imagens
Dica de Chef
Se utilizar massa fresca a cozedura é muito rápida, aproximadamente 1 minuto e meio. Se for massa seca de compra, deverá respeitar o tempo indicado na embalagem para cozer al dente. Quando a massa estiver cozida, e ao juntar ao molho de tomate e tomates cerejas, deve-se colocar um pouco da água da cozedura da massa.
A acompanhar
Para harmonizar com a sua receita de Bucatini com tomate e burrata o chef aconselha o vinho branco Palpite Reserva.
O Chef
Ricardo Bolas deu os primeiros passos na cozinha ainda dentro do núcleo familiar por influência dos pais, com negócios na área da restauração. Tendo-se formado na Escola de Hotelaria do Estoril, trabalhou durante sete anos no Restaurante Cipriani, no Hotel Lapa Palace, em Lisboa. Neste período, teve a oportunidade de trabalhar com conceituados chefs, que mais tarde o convidam para abrir o restaurante italiano D’Oliva, onde trabalhou como sous-chef durante 4 anos. Seguiram-se diversos projetos, e em 2016 junta-se à equipa da Plateform, onde se estabelece como chef executivo do Rocco, prestando também consultoria a outras marcas italianas do grupo.
Rita Chantre / Global Imagens
Rita Chantre / Global Imagens | Rita Chantre / Global Imagens