Professor de Leiria que transforma salas de aula em laboratórios criativos vence Global Teacher Prize Portugal
O professor José Oliveira venceu esta sexta-feira, 6 de junho, o Global Teacher Prize Portugal, arrecadando assim um prémio de 30 mil euros.
O docente da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, ficou conhecido por transformar salas de aula em laboratórios de criação, tendo criado oficinas de serigrafia e clubes de design.
Através de projetos como “Ver Para Aprender”, desafia os alunos de Geometria Descritiva a superar os limites do programa.
Com o prémio ganho esta sexta-feira, José Oliveira vai investir em tecnologia para democratizar o acesso a ferramentas digitais nas artes, como tablets, óculos de realidade aumentada e equipamentos audiovisuais.
O Global Teacher Prize Portugal atribuiu ainda uma menção honrosa a Alfredo José Rosa Gomes, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, um professor de Português e Teatro/Expressão Dramática que se dedica há mais de três décadas a transformar a escola num palco de expressão, inclusão e crescimento.
Entre os finalistas da edição deste ano havia professores de Matemática que recorrem a ‘escape rooms’ para ensinar, outros que transformam a escola num palco de inclusão ou que conseguiram integrar mais de meio milhar de alunos em risco de abandono escolar.
Estas são apenas algumas das histórias dos dez finalistas da 7.ª edição do Global Teacher Prize Portugal, que esta sexta-feira terminou no MAAT Central, em Lisboa, com o anúncio do vencedor. O processo de seleção começou com mais de 150 professores candidatos e projetos como grupos de teatro ou escolas para combater o abandono escolar.