Problemas no controlo de fronteiras obrigam a várias horas de espera no aeroporto
Um problema energético que afetou o arrefecimento do Datacenter da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) no Tagus Park, em Oeiras, causou este domingo contrangimentos no sistema de controlo de fronteiras.
O problema terá causado horas de espera no aeroporto de Lisboa para os passageiros que vinham de fora do espaço Schengen, segundo apurou o DN.
"Hoje, 12 de maio, as autoridades de fronteira (SSI/UCFE, GNR e PSP) identificaram constrangimentos na utilização do sistema de controlo de fronteiras. Após uma análise detalhada e intervenção imediata, identificaram-se problemas energéticos que afetaram o arrefecimento do Datacenter da AIMA, no Tagus Park (Oeiras), onde os sistemas legacy (herdados do antigo SEF) estão em operação", segundo um comunicado do gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.
"Estes problemas terão afetado vários sistemas de informação, incluindo alguns sistemas de controlo de fronteiras", acrescenta o comunicado, que indica contudo que "em nenhum momento esteve em causa a segurança das fronteiras externas da União Europeia nem a regularidade de entrada em território nacional".
"O Sistema de Segurança Interna, em articulação com a AIMA, as forças de controlo de fronteira (GNR e PSP) e os competentes membros do Governo, deu a esta situação a máxima prioridade e urgência e está a colaborar com as entidades europeias pertinentes, seguindo os procedimentos estabelecidos para estes casos", refere o comunicado.
Segundo a mesma fonte, os sistemas de informação estão a ser alvo de uma intervenção técnica "e prevê-se que seja restabelecida a normalidade nas próximas horas".