Será a segunda neve recente na Serra da Estrela.
Será a segunda neve recente na Serra da Estrela.Foto: Facebook Esqui Serra da Estrela

Primeiro dia de inverno traz neve ao Centro e Norte de Portugal

Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Viseu estão em aviso laranja, o segundo aviso mais grave na escala do IPMA.
Publicado a
Atualizado a

Seis distritos de Portugal Continental estão em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Viseu estão em aviso laranja, o segundo aviso mais grave na escala do IPMA, hoje e domingo.

A previsão para a Guarda e Castelo Branco é válida para o período entre as 15:00 e as 09:00 de domingo. Para Vila Real, Viana do Castelo e Braga, aplica-se para a banda horária das 18:00 de hoje às 09:00 seguintes. Para Viseu, refere-se ao período entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de domingo.

O aviso amarelo, o terceiro mais alto na escala do IPMA, abrange os distritos do Porto, Bragança, Aveiro e Coimbra. Para Porto e Bragança, a previsão diz respeito ao período das 18:00: de hoje às 09:00 de domingo. Para Aveiro e Coimbra, das 21:00 de hoje e as 09:00 de domingo.

Para todos estes distritos, quer os de aviso laranja, quer os de aviso amarelo, o IPMA refere que a queda de neve com acumulação e possível formação de gelo pode causar perturbações, como por exemplo “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados”, segundo um comunicado do instituto meteorológico.

Para segunda-feira, 22 de dezembro, o IPMA emitiu aviso amarelo para a queda de neve em seis distritos – Braga, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo (entre as 06:00 e as 12:00), e Guarda e Castelo Branco (entre as 12:00 e as 18:00).

O inverno começa no domingo, com previsão de chuva, queda de neve e temperaturas máximas a variar entre os 04 e os 14 graus Celsius, segundo o IPMA. Portugal continental será afetado neste fim de semana por uma massa de ar polar marítima que provocará a queda de neve a cotas mais baixas e temperaturas próximas ou inferiores a 0 graus no interior Norte e Centro.

“Haverá condições favoráveis à formação de gelo nas estradas das regiões mais elevadas do Norte e Centro”, refere o IPMA num comunicado publicado no seu ‘site’.

O instituto meteorológico prevê precipitação sob a forma de neve “acima dos 1400/1600 metros de altitude, prevendo-se uma descida acentuada da cota a partir do final da tarde de sábado, dia 20, para os 800/1000 metros”.

No domingo, “a cota manter-se-á baixa, podendo descer pontualmente aos 600 metros” e a acumulação de neve “pode atingir valores entre 5 e 15 centímetros em várias serras das regiões Norte e Centro, podendo superar os 20 a 30 centímetros nos pontos mais elevados das serras, por exemplo da Serra da Estrela, Gerês, Larouco, Alvão/Marão e Montemuro”.

Será a segunda neve recente na Serra da Estrela.
Inverno começa no domingo com muito frio, chuva e neve
Será a segunda neve recente na Serra da Estrela.
Ministra da Saúde alerta que inverno vai ser “muito duro” por causa de nova estirpe da gripe

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt