Portugal vive primavera antecipada. Máximas na casa dos 20 graus em quase todo o país
Portugal Continental vive, nesta altura, uma espécie de primavera antecipada.
Apesar de ainda se estar em janeiro e de não ter sido assim há tantos dias que se viveram uma vaga de frio e tempestades fortes, os termómetros marcam, por esta altura, máximas de 20º C em vários pontos do país, o que se vai prolongar para os próximos dias.
Esta terça-feira, dia em que ainda está prevista chuva para Viana do Castelo e Braga, Faro (21º C), Leiria (21º C) Beja (20º C), Évora (20º C), Setúbal (20º C) são os distritos que têm máximas na casa dos 20º C, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na quarta-feira, dia em que não está prevista chuva em nenhum ponto do território, Santarém, Portalegre, Coimbra, Viseu, Porto, Braga e Viana do Castelo juntam-se à lista de distritos com máximas na casa dos 20º C, liderada por Leiria (23º C).
Na quinta-feira, apesar de alguma nebulosidade, sobretudo no nordeste transmontano, na Beira Alta e em alguns locais do litoral Norte e Centro, o cenário mantém-se, com Castelo Branco também a chegar aos 20º C, num dia em que Faro e Leiria deverão chegar aos 23º C.
Estes valores acima do normal e a ausência de precipitação devem-se à intensificação de um anticiclone sobre a Península Ibérica. Durante estes dias, o vento será geralmente fraco, predominado do quadrante leste, soprando temporariamente nas terras altas, principalmente da região Sul.