Inspetor da Judiciária foi agredido depois de se ter identificado.
Inspetor da Judiciária foi agredido depois de se ter identificado.

PJ detém homem próximo de presidente deposto da Guiné-Bissau com 5 milhões de euros. Chegou no mesmo voo militar da ex-primeira-dama

A detenção ocorreu este domingo de manhã no aeroporto militar de Figo Maduro, num voo proveniente da Guiné-Bissau. No mesmo avião estava Dinísia Reis Embaló, mulher do presidente deposto Sissoco Embaló.
Publicado a

A Polícia Judiciária deteve um homem guineense com cinco milhões de euros na bagagem na manhã deste domingo, 14 de dezembro, no aeroporto militar de Figo Maduro, num voo proveniente da Guiné-Bissau.

Em comunicado a Polícia Judiciária (PJ) refere que a detenção resultou de uma denúncia relativamente aos passageiros e alegado desvio de fundos do país. Segundo a PJ a detenção ocorreu “esta madrugada, no Aeroporto Militar de Figo Maduro” visando “um cidadão estrangeiro, proveniente de um voo da Guiné-Bissau, indiciado pela prática do crime de branqueamento de capitais”.

Na bagagem do suspeito encontravam-se cerca de cinco milhões de euros em numerário.

A SIC noticiou e o DN confirmou que o detido será um homem próximo do ex-presidente guineense e também que no mesmo voo viajava a mulher de Sissoco Embaló, não tendo esta sido detida.

A PJ explica que “o voo estava inicialmente classificado como sendo militar e depois de Lisboa, seguiria para Beja. Posteriormente verificou-se que a natureza do voo e o seu final eram distintos do inicialmente indicado às autoridades aeronáuticas”.

O comunicado é finalizado informando que o detido será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das adequadas medidas de coação.

Diário de Notícias
www.dn.pt