Praia da Almagreira, de Mário Cesariny, da Galeria Francisco Pereira Coutinho.
Praia da Almagreira, de Mário Cesariny, da Galeria Francisco Pereira Coutinho.FOTO DR

Perca-se entre arte e antiguidades

Durante cinco dias, 17 antiquários e galeristas apresentam peças únicas.
Publicado a
Atualizado a

Apreciadores de pintura, mobiliário e porcelanas, joias ou faianças sentir-se-ão nas sete quintas em mais uma Feira de Outono – Arte & Antiguidades, que vai acontecer na Sociedade de Belas Artes, em Lisboa, entre quarta-feira e domingo. São cinco dias em que um total de 17 antiquários e galeristas portugueses apresentam peças únicas para apreciar ou para adquirir.

“Nesta feira poderá encontrar mobiliário, pintura antiga e contemporânea, porcelanas, joias, pratas, cerâmicas, design, arte asiática, imaginária, arte tribal e muitos outros objetos que, juntos, contribuem para um melhor entendimento da nossa cultura”, sublinha a direção da Associação Portuguesa de Antiquários (APA), realçando o “esforço” feito na diversidade. “Julgamos ser interessante promover e aprofundar a abertura a diversas manifestações artísticas, possibilitando o diálogo entre o antigo e o contemporâneo que consideramos ser uma interessante via para a experiência estética”, justifica o organismo.

Ao longo do evento, além de colecionadores, designers e arquitetos, também os apreciadres em geral podem deambular pelas imediações da Sociedade Nacional de Belas Artes e ver o muito que por ali estará, como pinturas de artistas consagrados internacionalmente como Sonia Delaunay, Paula Rego, Vieira da Silva ou Manuel Cargaleiro, mas também obras de muitos artistas contemporâneos como Pedro Cabrita Reis, Fernando Daza, ou de Júlio Resende, João Vieira e Rogério Ribeiro.

Na feira também se destacam as peças de arte sacra, mobiliário, faiança antiga portuguesa e também moderna, como é o caso de uma invulgar placa da autoria de Cecília de Sousa e porcelana chinesa. Haverá ainda peças em prata portuguesa de Luiz Ferreira ou Manuel Alcino, bem como de designers internacionais como Tapio Wirkkala, Ettore Sottsass, Carlo Scarpa, e joalharia internacional de Gilbert Albert, David Webb, Van Cleef, Lalaounis, Verdura, e da portuguesa Kukas.

A Feira de Outono – Arte & Antiguidades decorre entre as 15h00 e a 21h00, entre quarta-feira e domingo. O bilhete individual custa 12 euros, o bilhete duplo fica por 20.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt