Paraquedista Liane Ruivaco "faz história" no Exército português
Fotos de Sargento-Mor Serrano Rosa

Paraquedista Liane Ruivaco "faz história" no Exército português

Tenente é a primeira mulher oficial instrutora de Paraquedismo Militar. Antes, fez história a sargento-ajudante Alexandra Serrano Rosa, falecida, a primeira mulher a exercer estas funções no país.
Publicado a
Atualizado a

Com 27 anos, natural de Monte Real, no distrito de Leiria, a tenente Liane Ruivaco "faz história" no Exército português como a primeira mulher oficial instrutora de Paraquedismo Militar. "Uma referência para as futuras gerações", destaca este ramo das Forças Armadas.

Antes, refira-se, já tinha feito história a sargento-ajudante Alexandra Serrano Rosa, falecida em 2022, como a primeira mulher a exercer as funções de instrutora de paraquedismo militar em Portugal.

"Num meio caracterizado por elevados padrões técnicos, físicos e mentais, esta conquista representa mais do que um avanço individual: é um testemunho do rigor da formação militar e do valor do mérito como critério essencial de progressão", sublinha o Exército sobre a tenente Liane Ruivaco, a primeira oficial a conquistar o título de Instrutora de Paraquedismo Militar.

Trata-se de "um marco que reflete excelência, superação e dedicação num dos contextos mais exigentes das Forças Armadas", vinca o Exército, em comunicado.

Segundo a nota, Liane Ruivaco "destacou-se desde o início da sua carreira pela disciplina, resistência e capacidade de liderança", referindo que o "curso de instrutor de paraquedismo, conhecido pela sua exigência extrema, testa os limites dos candidatos em diversas frentes", tendo sido "com determinação e foco que a oficial superou cada etapa".

"Há conquistas que não se medem em números, mas em coragem", enfatiza o Exército português, que descreve a trajetória de Liane Ruivaco como sendo "marcada por compromisso e excelência, com impacto direto na motivação de novos militares que aspiram a alcançar o mais alto nível técnico e operacional".

Esta "nomeação representa não apenas um feito pessoal, mas também um contributo relevante para a valorização das competências no seio da estrutura militar, reforçando a importância da formação contínua, da resiliência e do profissionalismo", concluiu o Exército.

Este é o mais um marco na história do Exército depois de a sargento-ajudante Alexandra Serrano Rosa ter sido a primeira mulher a exercer as funções como instrutora de paraquedismo militar no país. A militar faleceu a 21 de abril de 2022, aos 52 anos, durante um salto de paraquedas no campo de saltos do Arrepiado, no concelho da Chamusca, em Santarém.

Paraquedista Liane Ruivaco "faz história" no Exército português
Das Forças Armadas às empresas: conferência de Mulheres Líderes celebra o Dia da Mundial da Mulher

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt