Paraquedista Liane Ruivaco "faz história" no Exército português
Com 27 anos, natural de Monte Real, no distrito de Leiria, a tenente Liane Ruivaco "faz história" no Exército português como a primeira mulher oficial instrutora de Paraquedismo Militar. "Uma referência para as futuras gerações", destaca este ramo das Forças Armadas.
Antes, refira-se, já tinha feito história a sargento-ajudante Alexandra Serrano Rosa, falecida em 2022, como a primeira mulher a exercer as funções de instrutora de paraquedismo militar em Portugal.
"Num meio caracterizado por elevados padrões técnicos, físicos e mentais, esta conquista representa mais do que um avanço individual: é um testemunho do rigor da formação militar e do valor do mérito como critério essencial de progressão", sublinha o Exército sobre a tenente Liane Ruivaco, a primeira oficial a conquistar o título de Instrutora de Paraquedismo Militar.
Trata-se de "um marco que reflete excelência, superação e dedicação num dos contextos mais exigentes das Forças Armadas", vinca o Exército, em comunicado.
Segundo a nota, Liane Ruivaco "destacou-se desde o início da sua carreira pela disciplina, resistência e capacidade de liderança", referindo que o "curso de instrutor de paraquedismo, conhecido pela sua exigência extrema, testa os limites dos candidatos em diversas frentes", tendo sido "com determinação e foco que a oficial superou cada etapa".
"Há conquistas que não se medem em números, mas em coragem", enfatiza o Exército português, que descreve a trajetória de Liane Ruivaco como sendo "marcada por compromisso e excelência, com impacto direto na motivação de novos militares que aspiram a alcançar o mais alto nível técnico e operacional".
Esta "nomeação representa não apenas um feito pessoal, mas também um contributo relevante para a valorização das competências no seio da estrutura militar, reforçando a importância da formação contínua, da resiliência e do profissionalismo", concluiu o Exército.
Este é o mais um marco na história do Exército depois de a sargento-ajudante Alexandra Serrano Rosa ter sido a primeira mulher a exercer as funções como instrutora de paraquedismo militar no país. A militar faleceu a 21 de abril de 2022, aos 52 anos, durante um salto de paraquedas no campo de saltos do Arrepiado, no concelho da Chamusca, em Santarém.