Freira reza junto à estátua de João Paulo II, no exterior do hospital Gemelli, onde o Papa está internado.
Freira reza junto à estátua de João Paulo II, no exterior do hospital Gemelli, onde o Papa está internado.EPA/RICCARDO ANTIMIANI

Papa Francisco já não tem febre e está estável após mudança de tratamento

Jorge Bergoglio, de 88 anos, está internado desde sexta-feira devido a uma infeção respiratória. Ao que tudo indica, não terá alta esta semana.
Publicado a
Atualizado a

O Papa Francisco está numa condição clínica estável, de acordo com o último boletim clínico de desta segunda-feira emitido pela Santa Sé. Esta informação veio tranquilizar um pouco a comunidade cristã depois de, ao início da tarde, ter sido informado que Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, estaria com “situação clínica complexa” causada pela infeção respiratória que o tinha levado ao internamento na sexta-feira no Hospital Agostino Gemelli, em Roma.

No comunicado ao final da manhã de desta segunda-feira, a Santa Sé revelou que os médicos tinham alterado o tratamento que estava a ser ministrado ao Papa, tendo em conta o quadro de febre que apresentava. Ao que tudo indica o novo tratamento estará a dar resultados, uma vez que ao final da tarde já estava sem febre.

“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias demonstraram uma infeção polimicrobiana do trato respiratório, o que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá a hospitalização adequada”, informou o gabinete de imprensa do Vaticano no primeiro comunicado.

Matteo Bruni, o porta-voz da Santa Sé, esclareceu ao final da tarde que a alteração do tratamento a que está a ser submetido não quer dizer, afinal, que o estado de saúde do Papa Francisco tenha piorado, mas apenas que a leitura dos exames mostraram uma avaliação mais completa da patologia.

Neste contexto, o prognóstico é que Jorge Bergoglio se mantenha internado no Hospital Agostino Gemelli, pelo menos, até ao final desta semana.“Rezaremos pela sua recuperação”, disse Enzo Petrolino, presidente da Comunidade de Diáconos de Itália, depois de revelar que o Jubileu dos Diáconos, que estava previsto para domingo, não se irá realizar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt