Operação policial impede circulação de mais de 66 milhões de euros em moeda falsa
Reinaldo Rodrigues

Operação policial impede circulação de mais de 66 milhões de euros em moeda falsa

Em Portugal, foram efetuadas diligências que resultaram na deteção de oito encomendas, oriundas do Extremo-Oriente, que culminaram na apreensão de mais de duas mil notas falsas.
Publicado a
Atualizado a

Uma operação policial, liderada por Portugal, Espanha e Áustria e apoiada pela Europol, impediu a distribuição e disseminação de notas e moedas falsas através dos serviços postais europeus, num valor total estimado superior a 66 milhões de euros.

"Globalmente, foram apreendidas perto de três centenas de encomendas contendo moeda falsa e mais de 990 mil artigos de contrafação, incluindo notas e moedas de valor superior a 280 mil euros, 679 mil dólares americanos e 12 mil libras esterlinas", informa a Polícia Judiciária, que participou nesta operação através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC).

"Em Portugal, foram efetuadas diligências que resultaram na deteção de oito encomendas, oriundas do Extremo-Oriente, que culminaram na apreensão de mais de duas mil notas falsas (maioritariamente euros), num valor global de 35.235 EUR e 8.000 JPY (Iene do Japão)", diz esta força policial em comunicado.

A operação “Decoy II”, que decorreu entre outubro de 2024 e maio de 2025, contou com as autoridades de 18 países, entre órgãos de polícia criminal e autoridades alfandegárias europeias, e deu origem a 102 novas investigações, que visam o desmantelamento de redes criminosas dedicadas à falsificação de moeda.

Entre 15 de junho de 2023 e 31 de janeiro desse ano decorreu uma operação semalhante, a Decoy, na qual foram apreendidos 14 milhões de euros em moeda falsa. Nesse período, em Portugal, foram apreendidas 29 encomendas, envolvendo cerca de seis mil notas falsas (maioritariamente Euros, mas também USD e GBP), num valor global superior a 250 mil euros.

Operação policial impede circulação de mais de 66 milhões de euros em moeda falsa
Quase 1,5 milhões de euros em notas falsas foram apreendidos no ano passado

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt