O leilão que pode levar The Crown para sua casa

O leilão que pode levar The Crown para sua casa

Uma réplica do chamado vestido da vingança da princesa Diana, uma estatueta com os corgis da rainha Isabel II ou uma reprodução do portão do palácio de Buckhingham estão entre as cerca de 450 peças usadas na série The Crown que vão agora a leilão.
Publicado a
Atualizado a

Para os fãs mais endinheirados da série The Crown o leilão que acontece esta semana é uma verdadeira loucura. Há cerca de 450 peças da popular produção exibida na Netflix– entre figurinos, adereços e cenários – que poderão ser arrematadas amanhã num leilão ao vivo em Londres e num outro já a decorrer online e que se prolonga até quinta-feira. Estão lá, por exemplo, uma estatueta em porcelana dos corgis da rainha, a réplica dos portões de ferro forjado do Palácio de Buckingham, o Jaguar verde de Diana, peças de mobiliário e muitas reproduções de vestidos usados em momentos marcantes da família real britânica retratados na série.

“Os figurinos, adereços e cenários icónicos de The Crown são extensivamente pesquisados e feitos com uma atenção verdadeiramente impressionante aos detalhes por mestres artesãos”, diz Charlie Thomas, diretor do Grupo Bonhams no Reino Unido para Vendas de Casas e Coleções Privadas e Icónicas, citado em comunicado. “Esta não é apenas uma oportunidade incrível de possuir peças da série, é também o mais próximo que alguém pode chegar de possuir algo real - seja a fachada do número 10 de Downing Street ou o anel de noivado da princesa Diana”, acrescenta.

Os corgis da rainha numa estatueta de porcelana. Créditos: Bonhams

Mais centrada na rainha Isabel II ou mais voltada para a princesa Diana, durante seis temporadas, desde 2016, a série The Crown acompanhou a história da monarca britânica falecida em setembro de 2022 e os acontecimentos pessoais e políticos que moldaram o seu reinado. Os lotes agora à venda são de todas as temporadas e, embora a rainha fosse o foco da série, o leilão abrange todas as personagens principais das seis. “É uma verdadeira carta de amor para a série”, comenta Charlie Thomas.

Inspirada em factos reais, gerou algumas polémicas devido à forma como retratava a monarquia britânica, mas encantou milhões de pessoas também devido ao glamour dos cenários e à elegância dos vestidos. Muitos desses modelos integram agora este conjunto de peças que vão a leilão e que estiveram em exposição na casa leiloeira Bonhams, em Londres.

Espera-se que uma réplica do vestido de ordenação da coroação da rainha, o manto imperial e o manto vermelho da coroação usado por Claire Foy no papel da rainha Isabel II na primeira temporada atinjam entre 23.300 a 35 mil euros.

O figurino usado na cena da coroação da rainha Isabell II. Créditos: Bonhams

Já o vestido de baile azul claro com enfeites de pérolas usado pela mesma atriz e que surge em destaque num dos cartazes promocionais da série deverá oscilar entre os 5,8 mil e os 8 mil euro.

Uma cena que esteve em destaque nos cartazes promocionais e o respetivo vestido, que também vai a leilão. Créditos: Bonhams

Uma reprodução da roupa azul usada por Diana na quarta temporada (interpretada por Emma Corrin) aquando do anúncio do noivado com o princípe Carlos, bem como uma do anel com uma safira azul, poderão juntos chegar aos 5,8 mil euros.

O figurino usado na cena do anúncio do noivado de Diana e Carlos. Créditos: Bonhams

E o chamado vestido da vingança de Diana, uma peça justa com ombros descobertos usado por Elizabeth Debicki na quinta temporada deverá variar entre os 9,3 mil e os 14 mil euros.

Ovestido da vingança de Diana. Créditos: Bonhams

Também está à venda aquela que a Bonhams diz ser a única reprodução do mundo do Gold State Coach, a carruagem usada em todas as cerimónias de coroação desde George IV (1820), e uma reprodução da cadeira da coroação. E ainda o Jaguar verde da personagem Diana.

O coche e o trono das coroações. Créditos: Bonhams
O Jaguar usado por Diana na série. Créditos: Bonhams

Há também a réplica dos portões de ferro forjado do Palácio de Buckingham (para cima de sete mil euros) e uma recriação da fachada número 10 da Downing Street (que deverá superar os 25 mil euros).

Réplica do n.º10 de Downing Street. Créditos: Bonhams

Os lucros do leilão presencial irão contribir para o estabelecimento de um programa de bolsas de estudo na Escola Nacional de Cinema e Televisão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt