O leilão que pode levar The Crown para sua casa
Para os fãs mais endinheirados da série The Crown o leilão que acontece esta semana é uma verdadeira loucura. Há cerca de 450 peças da popular produção exibida na Netflix– entre figurinos, adereços e cenários – que poderão ser arrematadas amanhã num leilão ao vivo em Londres e num outro já a decorrer online e que se prolonga até quinta-feira. Estão lá, por exemplo, uma estatueta em porcelana dos corgis da rainha, a réplica dos portões de ferro forjado do Palácio de Buckingham, o Jaguar verde de Diana, peças de mobiliário e muitas reproduções de vestidos usados em momentos marcantes da família real britânica retratados na série.
“Os figurinos, adereços e cenários icónicos de The Crown são extensivamente pesquisados e feitos com uma atenção verdadeiramente impressionante aos detalhes por mestres artesãos”, diz Charlie Thomas, diretor do Grupo Bonhams no Reino Unido para Vendas de Casas e Coleções Privadas e Icónicas, citado em comunicado. “Esta não é apenas uma oportunidade incrível de possuir peças da série, é também o mais próximo que alguém pode chegar de possuir algo real - seja a fachada do número 10 de Downing Street ou o anel de noivado da princesa Diana”, acrescenta.
Mais centrada na rainha Isabel II ou mais voltada para a princesa Diana, durante seis temporadas, desde 2016, a série The Crown acompanhou a história da monarca britânica falecida em setembro de 2022 e os acontecimentos pessoais e políticos que moldaram o seu reinado. Os lotes agora à venda são de todas as temporadas e, embora a rainha fosse o foco da série, o leilão abrange todas as personagens principais das seis. “É uma verdadeira carta de amor para a série”, comenta Charlie Thomas.
Inspirada em factos reais, gerou algumas polémicas devido à forma como retratava a monarquia britânica, mas encantou milhões de pessoas também devido ao glamour dos cenários e à elegância dos vestidos. Muitos desses modelos integram agora este conjunto de peças que vão a leilão e que estiveram em exposição na casa leiloeira Bonhams, em Londres.
Espera-se que uma réplica do vestido de ordenação da coroação da rainha, o manto imperial e o manto vermelho da coroação usado por Claire Foy no papel da rainha Isabel II na primeira temporada atinjam entre 23.300 a 35 mil euros.
Já o vestido de baile azul claro com enfeites de pérolas usado pela mesma atriz e que surge em destaque num dos cartazes promocionais da série deverá oscilar entre os 5,8 mil e os 8 mil euro.
Uma reprodução da roupa azul usada por Diana na quarta temporada (interpretada por Emma Corrin) aquando do anúncio do noivado com o princípe Carlos, bem como uma do anel com uma safira azul, poderão juntos chegar aos 5,8 mil euros.
E o chamado vestido da vingança de Diana, uma peça justa com ombros descobertos usado por Elizabeth Debicki na quinta temporada deverá variar entre os 9,3 mil e os 14 mil euros.
Também está à venda aquela que a Bonhams diz ser a única reprodução do mundo do Gold State Coach, a carruagem usada em todas as cerimónias de coroação desde George IV (1820), e uma reprodução da cadeira da coroação. E ainda o Jaguar verde da personagem Diana.
Há também a réplica dos portões de ferro forjado do Palácio de Buckingham (para cima de sete mil euros) e uma recriação da fachada número 10 da Downing Street (que deverá superar os 25 mil euros).
Os lucros do leilão presencial irão contribir para o estabelecimento de um programa de bolsas de estudo na Escola Nacional de Cinema e Televisão.