Para quem gosta de conduzir há poucas coisas melhores do que fazer uma roadtrip. E se tal for feito pelas estradas desconhecidas num país estrangeiro, ainda melhor. Foi isso que a Peugeot pensou, e organizou, para a apresentação do seu novo SUV elétrico de sete lugares: o e-5008..A convite da marca francesa, o Motor 24 e jornalistas de vários países reuniram-se em Copenhaga, Dinamarca, num hotel colado ao aeroporto da cidade para iniciar uma roadtrip de teste ao novo modelo. O destino: Ahus. Uma estância balnear do sul da Suécia a cerca de 140 quilómetros de distância do local da partida. A viagem serviu, sobretudo, para mostrar o conforto do habitáculo e a capacidade da bateria, que a marca assume como diferenciador: 500 quilómetros, com a promessa de 660km na versão long range..E, de facto, desde o arranque da viagem, com a bateria totalmente carregada, ainda na Dinamarca, até ao destino, na Suécia, e regresso ao ponto de partida no dia seguinte, o carregamento não foi motivo de preocupação..Há que fazer a ressalva que dentro da viatura apenas viajaram duas pessoas e a respetiva bagagem (de mão) que não ocupou totalmente o espaço disponível da bagageira, que a marca anuncia como 748 litros em configuração de cinco lugares, 259 litros em configuração de sete lugares e até 1815 litros em configuração de dois lugares..De referir que com os sete lugares, a bagageira tem 42cm livres, o que, segundo o fabricante, com sede em Sochaux, no Leste da França, “é o único veículo do seu segmento a acomodar uma variedade de equipamentos e bagagens”..Não só por isso, vale a pena começar a apresentação do novo SUV de dentro para fora. Para quem está interessado em comprar um SUV de sete lugares, é o espaço que poder fazer a diferença na decisão. Ora, este novo e-5008 tem alguns argumentos. Começando pelos “prometidos” sete lugares, sabendo-se que os últimos dois são sempre sacrificados em termos de espaço: neste modelo foram pensados para adultos (não muito grandes ou altos) e vêm equipados com apoios de cabeça reguláveis e bancos confortáveis..Para contrariar o “normal”, a Peugeot criou o sistema Easy Acess que permite aos bancos da segunda fila serem totalmente reclinados deslizando para a frente em simultâneo, o que melhora a acessibilidade à terceira fila e aos dois lugares..A manobra é simples graças a um comando situado na parte superior do encosto do banco. Se faz alguma diferença em relação à concorrência no mesmo segmento, faz. Se é um avanço tecnológico que permite o pleno conforto e o pleno acesso àqueles lugares, não..Tibo - The Good Click.Tecnologia para cimentar a diferença.Desde o minuto em que entramos no habitáculo do novo 5008, sentimos a aposta da marca num ambiente tecnológico. A começar por um grande ecrã tátil central de 21’’ de alta-definição que se estende do lado esquerdo do tablier até à consola central..Já o design exterior segue as novas linhas da Peugeot - com o mais recente símbolo na grelha frontal e uma faixa preta fina e elegante que envolve toda a secção dianteira e incorpora faróis LED ultracompactos em todas as versões..E como ditam as tendências mais recentes do design automóvel, o número de inserções decorativas na carroçaria foi reduzido e as peças cromadas foram banidas em favor de apontamentos de tinta em elementos específicos..O(s) motor(es).Concebido desde o início como um modelo sobretudo elétrico, o novo e-5008 dispõe de uma gama de motores com zero emissões incluindo uma motorização Dual Motor de tração às 4 rodas e uma versão de longa autonomia..Já as versões com tração às 2 rodas disponibilizam 210cv (157kW) de potência e 345Nm ou 170kW e 345Nm. A versão de dois motores com tração às 4 rodas oferece uma potência total de 320cv (237kW) (157kW à frente e 80kW atrás)..A bateria de alta tensão de iões de lítio com capacidade de 73kWh e tecnologia de 400V, tem composição química de NMC (níquel, manganês e cobalto), está localizada sob o piso e alimenta o motor elétrico de tração, sendo que os outros componentes de consumo elétricos (luzes, info-entretenimento, etc.) continuam a ser alimentados por uma bateria de 12V, ela própria alimentada pela bateria de alta tensão através do conversor..No que respeita ao carregamento da bateria, estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo para o carregamento em corrente alternada: com um carregador trifásico de 11kW de série e, em opção, um carregador trifásico de 22kW..Para o carregamento em corrente contínua, através de carregadores rápidos, a ficha Modo 4 do novo E-5008 aceita potências até 160kW. Isto permite recuperar 100km de autonomia em apenas 10 minutos e recarregar de 20% a 80% em 30 minutos..No final da roadtrip, percorridos cerca de 300kms obtivemos um consumo médio de 19,3kW/100km, pelo que fazendo as contas ao tamanho da bateria daria para 378km de autonomia. O novo e-5008 é um veículo direcionado, claramente, para dois tipos de público: as famílias e os desportistas que necessitam de espaço para viajar com o seu material, sejam pranchas ou bicicletas. O modelo, que já pode ser encomendado, chegará aos stands nacionais no outono deste ano..PREÇOS E MODELOS.Em Portugal serão comercializadas duas versões 100% elétricas: A versão Allure - Elétrico de 210cv (157kW) - Bateria 73kWh a partir de 49 150 euros A versão GT - Elétrico de 210cv (157kW) - Bateria 73kWh a partir de 54 150 euros