Neve está de volta à Serra da Estrela e acessos à Torre estão encerrados
A neve voltou a cobrir de branco a Serra da Estrela, obrigando ao encerramento dos acessos à Torre.
“Os troços 11 (Piornos-Torre), 12 (Torre-Torre) e 13 (Portela do Arão-Torre) estão fechados desde as 19:10 de segunda-feira devido à queda de neve. Ainda não há previsão para a reabertura da estrada”, disse fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela à agência Lusa.
A queda de neve tinha sido antecipada pelo Instittuto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão esta terça-feira sob aviso amarelo devido à queda de neve, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA informou que os distritos de Guarda e de Castelo Branco estarão sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje devido à queda de neve acima de 1.000 a 1.200 metros (m), com acumulação até cinco centímetros (cm), podendo ser até 10 cm nos pontos mais altos.
Nos distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga o aviso amarelo está ativo até às 15:00 devido à possibilidade de queda de neve acima de 800/1.000 m, com acumulação até cinco centímetros nos pontos mais altos.
Segundo o IPMA, a queda de neve e a possível formação de gelo nestas zonas pode provocar perturbações, como vias condicionadas ou interditas e danos em estruturas ou árvores.
A queda de neve no maciço central da Serra da Estrela levou hoje ao encerramento de vários troços da Estrada Nacional (EN) 339, entre os Piornos (Covilhã) e a Portela do Arão (Seia).
Além da queda de neve nas terras altas do interior Norte e Centro, o IPMA prevê para hoje, no continente, aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, vento por
vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e uma pequena descida de temperatura.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 1º (Guarda) e os 10º (Faro e Sagres) e as máximas entre os 7º (Guarda) e os 18ª (Faro).
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.