Navio da Marinha que naufragou no Alfeite estava "operacional" e sem "falhas na estrutura"
Naufragado na madrugada desta quarta-feira (sem fazer vítimas), o NRP Polar estava "operacional", "sem falhas na estrutura" e era utilizado para instrução.
A informação foi adiantada ao DN por fonte oficial da Marinha, que adiantou que a embarcação "está numa zona pouco profunda", como é o caso da base naval do Alfeite, em Almada, onde o NRP Polar estava atracado. Por isso, confirmou a mesma fonte, "o navio está quase todo submerso, só os mastros estão acima da linha de água".
No comunicado inicial que divulgou, a Marinha explicava que a embarcação teve uma "rápida entrada de água", resultando "na perda de flutuabilidade". Esta é, para já, a causa invocada pela mesma fonte, que sublinhou ao DN que "não se sabe mais nada" a não ser que a estrutura do navio-escola "não estava danificada".
Ao que foi possível apurar, esta situação foi detetada por dois mecanismos diferentes: "Pela monitorização das câmaras de CCTV e, também, por um sistema da própria embarcação."
Para já, a Marinha não tem previsão de quando poderá resgatar a embarcação. Tendo colocado mergulhadores na água durante a manhã para inspecionar o navio, esta situação foi prejudicada pelo estado do tempo. "Não se sabe quanto vai demorar, mas a chuva forte" que se fazia sentir durante a tarde dificultou as operações.
De acordo com a nota disponível no site da Marinha, o NRP Polar está ao serviço desde 1983. Sendo utilizado pelos "cadetes e aspirantes da Escola Naval" para colocar em prática "os conhecimentos adquiridos, especialmente nas áreas da navegação, marinharia e adaptação à vida no mar", fez a primeira missão em 1985.
Nesse ano, substituiu um outro navio, o palhabote Sirius, que tinha sido oferecido pelo rei D. Luís à rainha D. Maria Pia. O NRP Polar foi entregue à Marinha a 21 de outubro de 1983 pela Windjammer fur Hamburg como contrapartida pela cedência de uma outra embarcação, a Sagres I.
Construído em 1977 pelos estaleiros Phoenix B. V., Westerbroeck, em Roterdão, o NRP Polar teve o seu primeiro registo na Alemanha e foi utilizado em cruzeiros até 1982.