Morre segunda criança no Texas infetada com sarampo

Morre segunda criança no Texas infetada com sarampo

Surto iniciado no oeste do Texas, nos Estados Unidos, já infetou quase 570 pessoas e espalhou-se para os estados vizinhos de Novo México, Oklahoma e Kansas.
Publicado a
Atualizado a

A morte de uma segunda criança em idade escolar, não vacinada, por complicações causadas pelo sarampo foi confirmada neste domingo em Lubbock, no estado do Texas, nos EUA. A criança, que não possuía comorbidades, estava internada para tratamento e morreu no hospital, segundo a agência Associated Press. A data exata da morte não foi divulgada.

O caso ainda não foi incluído nos relatórios mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nem no Departamento de Saúde Pública do Texas, que ainda não se pronunciaram oficialmente, acrescenta a AP.

Este é o segundo óbito infantil relacionado com o sarampo no Texas - o primeiro ocorreu em fevereiro, também em Lubbock, marcando a primeira morte pela doença nos Estados Unidos na última década. Em março, um adulto não vacinado no Novo México também morreu após contrair o vírus, sem atendimento médico.

Até ao momento, o surto iniciado no oeste do Texas já infetou quase 570 pessoas e espalhou-se para os estados vizinhos de Novo México, Oklahoma e Kansas, além de estar ligado a casos no México, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O número de casos em território texano aumentou em 81 apenas entre os dias 28 de março e 4 de abril, com 16 novas hospitalizações no mesmo período, segundo a AP.

Autoridades e especialistas temem que, com a queda nas taxas de vacinação infantil, os Estados Unidos possam perder o estatuto de país que eliminou o sarampo — título que detém desde 2000. A doença, altamente contagiosa, pode permanecer no ar por até duas horas e infeta até 90% das pessoas não imunizadas que entrem em contato com o vírus.

A recomendação oficial é que a primeira dose da vacina MMR seja aplicada entre os 12 e os 15 meses de idade, com a segunda dose entre os 4 e os 6 anos.

Morre segunda criança no Texas infetada com sarampo
Casos de sarampo aumentam quase dez vezes devido à redução da vacinação
Morre segunda criança no Texas infetada com sarampo
Sarampo regressa em força à Europa, mas Portugal só tem um caso em 2025

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt