Aeronave A-29N Super Tucano.
Aeronave A-29N Super Tucano.Foto: Divulgação OGMA.

Ministro da Defesa assina segunda-feira contrato para comprar 12 aviões Super Tucano por 200M€

As aeronaves foram montadas dentro dos parâmetros estabelecidos pela NATO.
Publicado a
Atualizado a

Portugal vai assinar, esta segunda-feira (16), o contrato relativo à aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano à empresa brasileira Embraer. Os aviões vão ser destinados a reforçar as capacidades da Força Aérea Portuguesa.

A decisão do Estado Português de comprar as aeronaves ao Brasil foi aprovada no Conselho de Ministros de quinta-feira (12). O comunicado revela que o investimento será de "cerca de 200 milhões de euros na aquisição de doze aeronaves A-29N Super Tucano, simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, à Embraer, S.A., e ainda a plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves".

A cerimónia de assinatura do contrato vai realizar-se nas instalações da empresa de fabricação aeronáutica portuguesa OGMA, em Alverca, e contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e do Presidente da Embraer, Bosco da Costa Junior.

A Embraer, que controla 65% do capital da OGMA, investiu 90 milhões de euros para a ampliação da unidade em Portugal, para que os A-29N já fossem montados dentro dos parâmetros estabelecidos pela NATO.

Estes Super Tucanos são aeronaves de ataque leve, reconhecimento armado e treino avançado. Depois dos KC-390, já montados em território nacional, os A-29N são uma nova aposta da Embraer em Portugal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt