Microsoft lança laptops e 2 em 1 com IA integrada
A Microsoft apresentou esta segunda-feira os novos modelos da linha Surface, laptops e 2 em 1, desenvolvidos especialmente para correr algoritmos de Inteligência Artificial.
Os Copilot+ utilizam processadores de arquitetura ARM (e não Intel) capazes de processar “mais de 40 TOPS (trillion operations per second)”, segundo comunicado enviado às redações, prometendo ainda “bateria com duração para todo o dia”.
Estes processadores, desenvolvidos em conjunto coma Qualcomm, são capazes de “aliar o poder da CPU, GPU e de uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) de elevado desempenho”.
“Os Copilot+ conseguem atingir um nível de desempenho nunca antes visto. São até 20 vezes mais potentes e até 100 vezes mais eficientes a executar workloads de IA”, afirma o gigante norte-americano.
Os testes colocam estes processadores Snapdragon X Elite e X Plus com uma performance acima do melhor do género da categoria, os Apple M3, segundo as publicações especializadas.
Estes modelos têm ainda a possibilidade de ter internet integrada 5G.
Uma das funções incluídas no Windows nestes computadores é a opção Recall, em que cada utilizador pode aceder virtualmente a tudo o que viu ou fez no computador, como se fosse uma memória fotográfica - a IA é capaz de organizar todo o histórico por pessoa e ajuda cada uma a recordar (e encontrar) de forma rápida e intuitiva o que procura.
Este hardware novo surge na sequência da cada vez maior integração do WIndows com o ChatGPT, agora na versão 4o, que é o modelo que está por trás dos serviços que Microsoft chama Co-Pilot. Nestes computadores existe mesmo uma tecla dedicada para lançar o assistente virtual com o qual se pode dialogar.
Além dos Microsoft Surface, também foram anunciados modelos das marcas parceiras Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo e Samsung com estas características.
Os computadores ficam a partir desta segunda-feira em período de pré-reserva, para entrega prevista a partir de 18 de junho.