Meta avisa utilizadores: ou pagam ou  dão acesso a dados pessoais para personalizar publicidade

Meta avisa utilizadores: ou pagam ou dão acesso a dados pessoais para personalizar publicidade

Entre os dados utilizados para personalizar a publicidade, estão as atividades das redes sociais, os contactos, bem como a informação dos equipamentos onde navega nas plataformas.
Publicado a
Atualizado a

A Meta tem notificado os utilizadores do Instagram e do Facebook, dando a escolher entre o pagamento de cerca de sete euros por mês de assinatura ou conceder o acesso a dados pessoais para personalizar a publicidade.

Em 2023, a empresa apresentou o modelo “Pagar ou Consentir” para o Instagram e Facebook, permitindo usar os dados pessoais dos utilizadores para publicidade personalizada.

A primeira opção deste modelo é pagar 7,99 euros por mês para que se possa navegar nas redes sem anúncios. “Não vamos efetuar o tratamento dos teus dados para te mostrar anúncios”, refere a empresa.

A segunda opção diz respeito ao uso gratuito das redes sociais, mas com anúncios personalizados, de produtos e marcas, através do tratamento dos dados pessoais dos utilizadores.

Entre os dados utilizados para personalizar a publicidade, estão as atividades das redes sociais, os contactos, bem como a informação dos equipamentos onde navega nas plataformas.

A aplicação deste modelo tem sido escrutinada pela Comissão Europeia, levando a avisos de Bruxelas em julho de 2024, alertando para o incumprimento da lei europeia dos serviços digitais (DAS) ameaçando uma nova multa.

Meta avisa utilizadores: ou pagam ou  dão acesso a dados pessoais para personalizar publicidade
Dos mais influentes às mais utilizadas, veja os principais nomes e números das redes sociais em Portugal

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt