Media Lab realizou workshop sobre Jornal Escolar

DN recebeu a visita do Colégio São Filipe durante a manhã. À tarde, professores e educadores refletiram sobre a importância de jornal no contexto educativo

A 2.ª edição do workshop "Jornal Escolar: da ideia à concretização" decorreu esta quarta-feira e contou com a participação de 17 professores e educadores.

É uma iniciativa do centro educativo Media Lab Diário de Notícias (DN) que tem como objetivo apoiar os agentes educativos no planeamento e concretização de um jornal. Os participantes mostraram interesse em desenvolver um jornal na própria escola, tendo muitos deles já um projeto iniciado. Consideram que o jornal pode é uma ferramenta educativa importante, na qual se podem envolver alunos, professores, pais e outros membros da comunidade educativa.

Leonídio Ferreira, editor-executivo a trabalhar há 24 anos no DN, explicou-lhes o funcionamento do Diário de Notícias e quais as funções que lhe estão inerentes. Destacou que, hoje em dia e devido à Internet, "se está a consumir muita informação manipulada e de pouca qualidade". Deixou, assim, um alerta que passa, por exemplo, por confirmar as fontes consultadas. Os professores e educadores visitaram, ainda, o arquivo e a redação do Diário de Notícias.

Durante a manhã, alunos de 6.º ano do Colégio São Filipe participaram no workshop "Faz a tua 1.ª Página", numa visita que lhes deu a conhecer os 151 anos do jornal. Confirmaram saber que é muito importante estar informado e como se escrevem notícias.

O Media Lab DN é um centro educativo que desenvolve atividades no âmbito da educação para e com os media. Promove, neste sentido, um conjunto de iniciativas ajustadas a cada público-alvo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG