Novas regras da AIMA entram em vigor no dia 28 de abril.
Novas regras da AIMA entram em vigor no dia 28 de abril.Foto: Reinaldo Rodrigues

Mais de 4500 imigrantes vão ser notificados para abandonar o país

Imigrantes que não cumprem os requisitos para continuar em Portugal após manifestação de interesse vão ter de abandonar o país em 20 dias, avança o Jornal de Notícias.
Publicado a
Atualizado a

A Estrutura de Missão para a Recuperação de Processos Pendentes da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), criada pelo governo AD para resolver os 400 mil pedidos pendentes de autorização de residência em Portugal, concluiu que 4579 imigrantes não cumprem os requisitos para viver em território nacional, avança este sábado o Jornal de Notícias.

Os imigrantes vão começar a ser notificados na próxima semana e terão entre dez e 20 dias para deixar o país. De acordo com o Jornal e Notícias, os imigrantes serão deportados para o país de origem caso não abandonem Portugal voluntariamente.

Em junho do ano passado, o governo de Luís Montenegro acabou com a figura da "manifestações de interesse" que permitia aos imigrantes obter uma autorização de residência e iniciar o processo de regularização em Portugal sem visto prévio.

Segundo os dados oficiais, avança o Jornal de Notícias, em 2019 foram notificados para sair do país 4834 imigrantes, em 2020 foram 2182, em 2021 terão sido 1152 e em 2022 foram 1088. Em 2023 não terão passado de 660.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, segundo a agenda enviada esta manhã às redações, vai fazer declarações "sobre a notificação de imigrantes em situação ilegal para abandono do país" às 10 horas deste sábado.

Novas regras da AIMA entram em vigor no dia 28 de abril.
Atendimentos na estrutura de missão da AIMA e no consulado vão ser remarcados
Novas regras da AIMA entram em vigor no dia 28 de abril.
Advogados criticam nova regra da AIMA e alegam que vai prejudicar imigrantes

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt