As obras, iniciadas há dois anos, estão concluídas, em Sete Rios.
As obras, iniciadas há dois anos, estão concluídas, em Sete Rios.Gerardo Santos/Global Imagens

Lisboa investe cerca de 8 milhões e meio de euros em Sete Rios

A nova Praça Humberto Delgado - Sete Rios - é inaugurada esta sexta-feira, 26. O investimento incluiu a construção de um coletor no âmbito do Plano Geral de Drenagem de Lisboa.
Publicado a
Atualizado a

O espaço em frente ao Jardim Zoológico de Lisboa foi devolvido aos peões, há mais árvores, um parque infantil e uma ciclovia. Esta é a nova Praça Humberto Delgado, Sete Rios, que vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 26 pelas 18:00, por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

O investimento total da obra, que teve a duração de cerca de dois anos, foi de cerca de oito milhões e meio de euros, sendo que o valor da construção do coletor, no âmbito do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) se saldou em cerca de três milhões e meio de euros.

A nova praça tem passeios mais largos e seguros, houve uma reorganização das paragens de autocarros e da praça de táxis, devolvendo aos peões todo o espaço em frente à entrada do Jardim Zoológico de Lisboa. 

Os corredores bus foram alargados e houve ainda uma requalificação das passadeiras de peões e a instalação de uma ciclovia, com estação de bicicletas partilhadas. Na nova praça há, ainda, um parque infantil e mais árvores, como laranjeiras e amendoeiras.

Com o objetivo de mitigar as inundações que se têm verificado nos últimos anos, nesta zona, aproveitou-se a obra da praça para a reconstrução de um coletor de grandes dimensões na estrada das Laranjeiras e o redimensionamento de coletores secundários, que confluem neste coletor maior, isto no âmbito do PGDL.

Segundo a CML "a obra contou com a participação ativa da população local, ouvida em duas sessões públicas, após as quais se adaptou o projeto, para prever melhor circulação rodoviária e mais sombreamento".

Carlos Moedas, presidente da CML, ao DN, avança: "É muito importante o trabalho de requalificação que tem sido feito em muitos locais de Lisboa. Esta obra de Sete Rios é uma dessas boas soluções que torna os espaços não só muito mais bonitos mas, acima de tudo, funcionais para quem os frequenta".

Ainda assim, o autarca acrescenta: "Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente e muitos desafios mas trabalhamos todos os dias com forte empenho para concretizar as necessárias melhorias na nossa cidade".

Carlos Moedas reforça, ainda, a ideia das obras feitas no âmbito do programa Há Vida no Meu Bairro. "Procuramos também criar novos caminhos que reforcem e valorizem a vivência nos nossos bairros", diz, ao DN. O programa Há Vida no Meu Bairro "quer precisamente criar novas lógicas de proximidade e com uma grande preocupação no conforto e no bem estar dos seus residentes e na criação de novos espaços de recreio e lazer".

Ainda segundo o autarca, "este é um trabalho que tem sido feito com o envolvimento dos munícipes, com a CML a promover sessões públicas para apresentar projetos e discutir com as populações locais". Moedas reforça: "Não estamos a falar de projetos distantes e que muitas vezes não passam de intenções, mas sim de casos concretos com intervenções no espaço público, com a participação das juntas de freguesia e projetos-piloto que se encontram e fase de lançamento de obra".

Além da nova praça de Sete Rios, a CML garante estar "a concretizar um vasto conjunto de projetos de espaço público". Quanto ao programa Há Vida no Meu Bairro trata-e, ainda segundo a autarquia, de um "programa estratégico, que define a estratégia para o urbanismo de proximidade, em linha com o conceito da Cidade dos 15 minutos". 

Este programa traduz, para a CML, "uma nova lógica de urbanismo de proximidade, promovendo a caminhabilidade nas deslocações no interior dos bairros, que se querem equipados com todas as funções de proximidade: espaços verdes e de lazer, comércio local, escolas, equipamentos de saúde, apoio social e cultura".

A autarquia revela, ainda, que através deste programa se pretende "a supressão de barreiras arquitetónicas, aumento da largura dos passeios, introdução de pavimento confortável, reforço da arborização, implementação de percursos cicláveis quando adequado, reorganização do estacionamento, implementação de novo mobiliário urbano e melhoria das infraestruturas em subsolo". 

Neste momento, encontram-se em fase de lançamento de obra projetos-piloto de  intervenções no espaço público já selecionadas, com participação das juntas de freguesia nas zonas das Avenidas Novas Beato, Lumiar, Olivais e Belém.

O programa Uma Praça em Cada Bairro, no qual se integra a obra de Sete Rios, já concluiu, no atual mandato, o largo do Rio Seco, o largo de São Sebastião da Pedreira e a Praça de Espanha. Ainda em curso estão obras na rua Marquês de Fronteira e na parada do Alto de São João.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt