INEM retomou encaminhamento de doentes para o São Francisco Xavier

Direção-geral da Saúde anunciou que cinco das 38 pessoas infetadas pela bactéria continuam internadas nos cuidados intensivos

O INEM voltou, a partir das 08:00 de hoje, a encaminhar os doentes da zona do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, para esta instituição, depois de sábado ter deixado de o fazer devido ao surto de 'legionella'.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à Lusa que este organismo deixou de encaminhar os doentes para este hospital a partir das 15:00 de sábado.

Os doentes que normalmente iriam para o São Francisco Xavier foram, entretanto, encaminhados para outras instituições.

O encaminhamento dos doentes para o São Francisco Xavier foi retomado às 08:00.

O surto de 'legionella' no Hospital São Francisco Xavier infetou, até ao momento, 38 pessoas, com óbitos registados. Cinco doentes continuam internados nos cuidados intensivos, anunciou hoje a Direção-geral da Saúde (DGS).

A 'legionella' é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG