Júlio Pedro nomeado subdiretor-geral para área da Gestão. Ao fim de mais de dois anos, DGS fica com equipa de direção completa

Júlio Pedro nomeado subdiretor-geral para área da Gestão. Ao fim de mais de dois anos, DGS fica com equipa de direção completa

O administrador hospitalar, Júlio Pedro, foi nomeado pela tutela para o cargo de sub-diretor-geral da Saúde para a área da Gestão. Este cargo estava vazio desde que o administrador Ricardo Mestre passou a exercer funções de secretário de Estado na equipa do então ministro dda Saúde Manuel, Pizarro, em setembro de 2022. O último concurso tinha sido anulado pela CReSAP por considerar que não havia candidatos com o perfi adequado.
Publicado a
Atualizado a

A Direção-Geral da Saúde, liderada pela médica de Saúde Pública, Rita Sá Machado, desde 1 de novembro de 2023, tem finalmente todos os cargos da direção preenchidos. Depois de ter sido oficalizada, há duas semanas, a nomeação de André Peralta para o cargo de sub-diretor-geral da Saúde, que, alías, já ocupava há mais de um ano em regime de interino, o Ministério da Saúde anunciou esta segunda-feira a nomeação do administrador hospitalar, Júlio Pedro, para o cargo de sub-diretor-geral para a área da Gestão.

O nome de Júlio Pedro foi o escolhido pela tutela da Saúde depois de ter sido analisada uma short list de candidatos e aprovado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP). A nomeação foi confirmada ao DN por fonte do Ministério da Saúde, que confirmou também que o despacho de nomeação será publicado nos próximos dias. Recorde-se que o anterior concurso tinha sido anulado pela CReSAP que considerou não haver o número de candidatos com o perfil adequado.

O adminitrador Júlio Pedro exerce desde 2022 funções no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Santa Maria, em Lisboa, mas é também vogal da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, desde 2021.

Foi ainda vogal executivo do Conselho de Administração do IPO de Lisboa (2018 e 2022), do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (2014-2018), do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (2010-2014) e do Conselho de Administração do Hospital do Litoral Alentejano (2006-2010).

Exerceu igualmente funções de administrador hospitalar nos hospitais de São José e Egas Moniz, em Lisboa. Integra a Carreira de Administração Hospitalar como administrador de 2º Grau. Começou a carreira como enfermeiro no Hospital de Santo António dos Capuchos em 1991.

Recorde-se que a ministra Ana Paula Martins tinha anunciado na semana passada que já estava escolhida a pessoa para desempenhar estas funções.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt