Johnson & Johnson começa hoje a entregar vacinas para a União Europeia

A farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, começou esta segunda-feira a entregar vacinas contra a covid-19 à União Europeia (UE), de dose única, anunciou a Comissão Europeia, classificando esta como uma "boa notícia" para atingir os objetivos europeus.

"Boas notícias hoje com o início das entregas da vacina de uma só dose da Johnson & Johnson contra a covid-19 em toda a UE", anunciou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa publicação na rede social Twitter.

De acordo com a responsável pela tutela da saúde europeia, "isto ajudará a acelerar o acesso dos cidadãos às vacinas", numa altura em que apenas 6,8% dos adultos europeus estão totalmente imunizados através do fármaco." E a garantir que atingimos o nosso objetivo de vacinar 70% da população adulta até ao verão", adianta Stella Kyriakides na mensagem, numa alusão ao objetivo estipulado por Bruxelas relativamente às campanhas nacionais de vacinação.

Dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) revelam que, até ao momento, foram administradas pelos países europeus 84,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 de um total de quase 108 milhões de doses que chegaram aos Estados-membros da UE. Esta ferramenta 'online' do ECDC para rastrear a vacinação da UE, que tem por base as notificações dos Estados-membros, revela também que, em termos percentuais, só 6,8% da população adulta da UE já está totalmente inoculada (com as duas doses), enquanto 16,5% recebeu a primeira dose da vacina, ainda longe da meta dos 70%.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG