Iscte-Sintra vai entregar diplomas aos primeiros licenciados PRR do país
O Iscte-Sintra – Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas, vai entregar este sábado os diplomas de finalistas das primeiras licenciaturas financiadas em Portugal pelo “Programa Impulso Jovem” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Iscte, refira-se, foi a única universidade portuguesa que utilizou o financiamento PRR para, em 2022, avançar com oito licenciaturas (a que se juntaram mais duas em 2023) que articulam na nova escola de Sintra a formação superior em tecnologias digitais com as ciências sociais e económicas
Dos primeiros estudantes do ano letivo 2022-2023, 153 vão concluir a sua licenciatura esta primavera.
“O Iscte-Sintra é um projeto de inovação académica e pedagógica que cruza a formação em tecnologias digitais com a sua aplicação nas áreas da indústria, da cibersegurança, da saúde, da gestão, da educação ou da construção sustentável”, afirmou a reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, citada por uma nota enviada às redações.
“É um ensino orientado para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de projetos articulados com o tecido empresarial e com organizações e instituições públicas”, acrescentou.
O acompanhamento de todos os alunos por empresas, hospitais, escolas e outras organizações exteriores ao Iscte, através de projetos desde o primeiro semestre do 1º ano, deverá proporcionar-lhe uma empregabilidade muito alta, acredita a direção do estabelecimento de ensino superior. “Estabelecemos parcerias com quase uma centena de empresas, organizações públicas e instituições sociais”, afirma o diretor do Iscte-Sintra, o economista Ricardo Paes Mamede. "Graças a estas ligações, os nossos estudantes contactam com o mundo exterior à universidade desde o primeiro ano, desenvolvendo competências, resolvendo problemas reais, ajudando a transformar o território à sua volta”, aditou.
“Os nossos alunos são o que se chama os 'Beta Testers': as pessoas que se disponibilizam para experimentar em primeira mão uma nova solução, testam os seus limites, detetam os erros, dão ‘feedback’, ajudam a melhorar”, garante Paes Mamede.
As dez licenciaturas do Iscte-Sintra são: Desenvolvimento de Software e Aplicações; Matemática Aplicada e Tecnologias Digitais; Política, Economia e Sociedade; Tecnologias Digitais Educativas; Tecnologias Digitais e Gestão; Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial; Tecnologias Digitais e Saúde; Tecnologias Digitais e Segurança de Informação; Tecnologias Digitais e Automação; Tecnologias Digitais, Edifícios e Construção Sustentável.
As estas juntam-se mestrados nacionais em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem; e em Cibersegurança e Resiliência. O Iscte-Sintra leciona ainda um mestrado internacional, com 186 estudantes de diversos países, em “Managing Digital Transformation in the Health Sector” (International Master’s Programme).
Antes da cerimónia deste sábado, pelas 10h30, a reitora do Iscte e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, vão assinalar o início das obras da Residência de Estudantes do Iscte em Sintra, com capacidade de 197 camas, financiado pelo PRR através do Programa ERASMUS + , um investimento estimado em 12 milhões de euros. Na ocasião será também formalizado o arranque da construção do edifício destinado ao Transfer & Innovation HUB, com financiamento do Portugal 2030, um investimento de 6,2 milhões de euros.
A cerimónia de entrega dos diplomas aos 153 finalistas das licenciaturas do Iscte-Sintra terá lugar às 11h30.