Igreja no Chiado alvo de vandalismo. Fachada ficou negra devido a fogo posto

Autoridades estão a investigar incêndio registado no passado domingo

A Igreja de Nossa Senhora do Loreto, no Chiado, em Lisboa, terá sido alvo de um ato de vandalismo no passado fim de semana. Uma parte da fachada do lado direito, acima da escadaria do edifício, ficou pintada de negro, alegadamente devido a fogo posto.

Ao DN, fonte do Comando da PSP de Lisboa revelou que o incêndio foi registado pelos agentes que faziam ronda no local na madrugada de domingo, dia 19 de novembro, às 4:19. O caso está a ser investigado pelas autoridades.

De acordo com "O Corvo", que dá conta de acontecimentos relevantes na capital, suspeita-se de que o incêndio tenha sido ateado junto à estrutura de um andaime no local, que ali se encontra porque estão a decorrer obras dentro do edifício. Outros focos de incêndio foram detetados na mesma zona da cidade, tendo sido queimados, por exemplo, alguns caixotes do lixo.

Giuseppe Maria Negri, provedor da Igreja do Loreto, que é também conhecida como Igreja dos Italianos, disse ao "Corvo" que o incêndio terá sido intencional, sem acrescentar detalhes. Fonte da paróquia revelou também ao "Corvo" que os estragos não foram graves, mas será necessário limpar a pedra que ficou enegrecida.

A Igreja de Nossa Senhora do Loreto foi construída em 1518, a pedido dos italianos que residiam em Portugal, e foi destruída no terramoto de 1755, tendo sido restaurada após o sismo.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

Estou a torcer por Rio apesar do teimoso Rui

Meu Deus, eu, de esquerda, e só me faltava esta: sofrer pelo PSD... É um problema que se agrava. Antigamente confrontava-me com a fria ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e agora vejo a clarividente e humana comentadora Manuela Ferreira Leite... Pacheco Pereira, um herói na cruzada anti-Sócrates, a voz mais clarividente sobre a tragédia da troika passista... tornou-se uma bússola! Quanto não desejei que Rangel tivesse ganho a Passos naquele congresso trágico para o país?!... Pudesse eu escolher para líder a seguir a Rio, apostava tudo em Moreira da Silva ou José Eduardo Martins... O PSD tomou conta dos meus pesadelos! Precisarei de ajuda...?

Premium

arménios na síria

Tempo de fugir de casa para regressar à terra

Em 1915, no Império Otomano, tiveram início os acontecimentos que ficariam conhecidos como o genocídio arménio. Ainda hoje as duas nações continuam de costas voltadas, em grande parte porque a Turquia não reconhece que tenha havido uma matança sistemática. Muitas famílias procuraram então refúgio na Síria. Agora, devido à guerra civil que começou em 2011, os netos daqueles que fugiram voltam a deixar tudo para trás.