Asteroide vai passar entre a Terra e Lua esta sexta-feira

Não é comum asteroides deste tamanho passarem tão perto da Terra, acontece uma a duas vezes por ano

Um pequeno asteroide vai passar perto da Terra esta sexta-feira, mas não apresenta perigo. O 2018 CB é o segundo "visitante" esta semana e deverá passar a cerca de 63 mil quilómetros, menos de um quinto da distância do planeta ao seu satélite.

Segundo a NASA, o asteroide tem entre 15 e 40 metros, sendo provavelmente maior do que aquele que em 2013 explodiu sobre a Rússia, conhecido como o meteorito de Cheliabinsk.

Não é comum asteroides deste tamanho passarem tão perto da Terra - acontece uma a duas vezes por ano, explica o diretor do Centro para o Estudo dos Objetos Próximos da Terra da NASA, Paul Chodas. Como são objetos relativamente pequenos, a sua deteção só é possível quando já estão próximos.

Tanto este como o asteroide de terça-feira foram descobertos a 4 de fevereiro por astrónomos do Catalina Sky Survey, no Arizona.

Anselmo Borges

Islamofobia e cristianofobia

1. Não há dúvida de que a visita do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos de 3 a 5 deste mês constituiu uma visita para a história, como aqui procurei mostrar na semana passada. O próprio Francisco caracterizou a sua viagem como "uma nova página no diálogo entre cristianismo e islão". É preciso ler e estudar o "Documento sobre a fraternidade humana", então assinado por ele e pelo grande imã de Al-Azhar. Também foi a primeira vez que um Papa celebrou missa para 150 mil cristãos na Península Arábica, berço do islão, num espaço público.

Adriano Moreira

Uma ameaça à cidadania

A conquista ocidental, que com ela procurou ocidentalizar o mundo em que agora crescem os emergentes que parecem desenhar-lhe o outono, do modelo democrático-liberal, no qual a cidadania implica o dever de votar, escolhendo entre propostas claras a que lhe parece mais adequada para servir o interesse comum, nacional e internacional, tem sofrido fragilidades que vão para além da reforma do sistema porque vão no sentido de o substituir. Não há muitas décadas, a última foi a da lembrança que deixou rasto na Segunda Guerra Mundial, pelo que a ameaça regressa a várias latitudes.