Inscreva-se na conferência do DN sobre cibersegurança
O Diário de Notícias, a Ordem dos Economistas e a SEDES organizam, no próximo dia 9 de dezembro, uma grande Conferência sobre o Novo Regime Jurídico da Cibersegurança em Portugal, que decorrerá no Auditório da Fundação Oriente em Lisboa. O programa e as inscrições já estão acessíveis através de um formulário em www.dn.pt.
Tal como o DN noticiou em primeira mão, a nova legislação resulta de uma diretiva europeia, a NIS 2, que aperta as regras e a fiscalização às vulnerabilidades de cibersegurança no setor público e privado, atribuindo mais responsabilidades aos dirigentes e gestores.
O DN pretende com esta conferência criar um contexto de debate ao mais alto nível, tendo como ponto de partida o impacto desta nova legislação. O evento abordará seis temas principais, cada um focado em aspetos cruciais da implementação da Diretiva NIS2 e as suas implicações para organizações e para a economia nacional: Riscos Globais, Diplomacia e Economia; Transformação Organizacional e Gestão de Riscos; Novas Obrigações para Entidades Essenciais e Importantes; Gestão de Riscos e Conformidade; Resposta a Incidentes e Gestão de Crises; Inovação e Oportunidades de Negócio; Cibersoberania em Portugal e na Europa.
Entre os oradores cuja presença está confirmada, contam-se a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, António Vitorino, Paulo Portas, os diretores do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Adélio Neiva da Cruz, da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), Gameiro Marques, o Chefe de Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, o “ciber-embaixador” Luís Barreira de Sousa, a Embaixadora da Ucrânia, Maryna Mykhailenko, Luís Ribeiro, do Novo Banco, Hélder Rosalino, consultor do Banco de Portugal, Pedro Cupertino de Miranda, da Sonae, Rui Lourenço, da EPAL, e Paulo Martins, da Euronext, entre outros.