Hospital Amadora-Sintra. A partir desta terça-feira, utentes têm de ligar para SNS24 antes de ir à urgência
Quase um mês depois de a urgência geral ter registado mais de 30 horas de espera para doentes urgentes e seis a oito horas para doentes muito urgentes, o Hospital Fernando da Fonseca (HFF), que integra a Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra adere ao projeto Ligue Antes, Salve Vidas.
A partir desta terça-feira, os utentes que tiverem uma situação de doença aguda e que considerem que têm de ir à urgência hospitalar têm de ligar primeiro para à Linha SNS24 para serem referenciados. E pode dar-se o caso de serem referenciados para os cuidados primários.
Quem se aventurar a ir diretamente à urgência do hospital terá de ligar na mesma para a SNS24 para saber se pode fazer a admissão naquele serviço. À porta da urgência haverá um telefone próprio para que o utente possa fazer a chamada e a pré-triagem, porque, e segundo explica o próprio hospital na nota a anunciar a adesão ao Ligue Antes, Salve Vidas “o objetivo é reduzir o acesso inadequado aos Serviços de Urgência”.
“A iniciativa pretende promover o contacto prévio com a Linha SNS24 (808 24 24 24), garantindo que os utentes são orientados para o local adequado, de forma eficaz e segura, otimizando o acesso ao atendimento médico, de acordo com os critérios de gravidade", lê-se na nota.
Recorde-se que há um mês, quando o hospital registou os mais graves tempos de espera para doentes urgentes, a adesão quanto antes a este projeto foi mesmo recomendada pela então Direção Executiva do SNS na reunião com todos os conselhos de administração das 39 ULS do país.
E, na nota do hospital, a diretora clínica demissionária, Bárbara Flor Lima, justifica esta decisão. “Servimos uma população de 600 mil habitantes e a necessidade de retirar os casos menos urgentes das Urgências Hospitalares é crucial para garantir maior disponibilidade dos profissionais e de todos os recursos para quem realmente necessita de cuidados urgentes e imediatos”.
A diretora clínica em funções explica que, “atualmente, cerca de 55% dos atendimentos nos Serviços de Urgências do HFF são não urgentes ou pouco urgentes, o que sobrecarrega o funcionamento dos mesmos”.
Apesar de o projeto Ligue Antes, Salve Vidas entrar esta terça-feira, dia 18, em funções, a direção do hospital tem noção de que “este é um processo de adaptação, uma nova realidade que necessitamos que a nossa população compreenda. Com esta mudança, os utentes terão menor tempo de atendimento e direcionado à prioridade atribuída”.
O hospital explica ainda que, ao mesmo tempo, “foram criadas condições e reforçadas as equipas para que os casos menos urgentes, sejam atendidos de forma eficiente no Serviço de Urgência Básica (SUB), aberto 24 horas por dia, e nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), com maior disponibilidade de Consultas de Doença Aguda, com horário alargado e do atendimento complementar, disponível ao fim de semana”.
Segundo a diretora clínica, “esta reorganização garante que todos recebam a atenção e os cuidados necessários de maneira mais ágil e eficaz”.
Na nota hospitalar, é explicado que “o projeto tem vantagens claras para todos os envolvidos: Hospital, profissionais de Saúde e utentes. Se o utente se apresentar na admissão do Serviço de Urgência sem o contacto prévio com a linha SNS24 (808 24 24 24), será convidado a fazê-lo antes de ser admitido, numa alteração do paradigma de atendimento que pretende otimizar a orientação e encaminhamento adequado dos utentes”.
Após a orientação da Linha SNS24, “os casos pouco urgentes, mas que necessitem de atendimento presencial, serão encaminhados para os Cuidados de Saúde Primários, para uma consulta marcada para o mesmo dia ou para o dia seguinte, ou direcionados para o Serviço de Urgência Básica, garantindo que todos recebam o cuidado necessário de forma rápida e eficaz”.
Nos casos de menor gravidade, refere a mesma nota, “os utentes podem aguardar em casa até à hora da consulta agendada pela Linha SNS24, evitando, desta forma, deslocações desnecessárias aos Serviços de Saúde”.
Com este sistema de orientação, o hospital espera também reduzir os tempos de espera, uma vez que “os Serviços de Urgência ficarão mais mais disponíveis para as verdadeiras urgências”.