Há lugar para mais 1398 alunos do Ensino Superior (veja a lista completa)

Veja aqui a lista completa das vagas de acesso ao Superior.

Mais 1398 vagas do que no ano passado. É este o acréscimo de vagas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023, que decorre entre amanhã, segunda-feira, e 08 de agosto. Ou seja, são "53640 vagas destinadas ao concurso nacional e 721 vagas" (as mesmas de 2021) destinadas aos concursos locais, os que são realizados diretamente nas instituições de ensino superior para ingresso nos cursos de música, teatro, cinema e dança. No total: 54361 vagas, o que representa "um aumento de 2.6%", segundos os dados divulgados pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Consulte AQUI a lista de vagas a nível nacional para o Ensino Superior (1.ª Fase)

Descarregue a lista completa em folha Excel (clique com o botão direito e faça "gravar ligação como")

Em relação ao ano passado, a novidade está nos "25 cursos novos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas STEAM (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026".

Estes novos cursos "representam 642 vagas, sendo 365 disponibilizadas em Lisboa e Porto e 217 no resto do país". A Universidade do Porto, por exemplo, vai lançar quatro novas licenciaturas, Desenho (Faculdade de Belas Artes), Literatura e Estudos Interartes (Faculdade de Letras) e Matemática Aplicada (Faculdade de Ciências) e Engenharia Agronómica (Faculdade de Ciências). Segundo o ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, há "um reforço de 3.6% de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais"; um aumento de vagas em medicina num total de 1534, no Concurso Nacional de Acesso; e mais 56 lugares nas licenciaturas em Educação Básica.

As candidaturas devem ser feitas no site da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt).

Saiba quantas vagas há para cada curso em www.dn.pt.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG