Governo vai avançar com parcerias público-privadas em cinco hospitais
O Governo prepara-se para avançar com parcerias público-privadas (PPP) em cinco hospitais, numa resolução que será aprovada esta sexta-feira em Conselho de Ministros, avança o Público.
Em causa estão os hospitais de Braga, Amadora-Sintra, Vila Franca de Xira, Loures (Beatriz Ângelo) e Almada (Garcia de Orta), sendo que este último, ao contrário dos restantes, sempre esteve sob gestão pública.
Esta possibilidade já tinha sido admitida pela ministra da Saúde durante a semana passada. “Eu defendo que em muitas das nossas unidades de saúde nós devemos retomar o modelo de PPP”, adiantou Ana Paula Martins no podcast Política com Assinatura, da Antena 1.
A governante defendeu, na altura, que se conseguiriam “melhores resultados para as pessoas” se a um determinado tipo de unidades de saúde fosse devolvido um modelo de concessão e de gestão com normas que são utilizadas no setor privado. No entender de Ana Paula Martins, “é uma questão de gestão, não tem nada a ver com a ideologia”.
O Governo deverá justificar esta decisão com a degradação da qualidade dos serviços prestados nos hospitais em questão, acrescenta o Público.