GNR ativa mais 150 postos de vigia contra incêndios
Foto: GNR / Facebook

GNR ativa mais 150 postos de vigia contra incêndios

São, no total, 320 operadores. Vai estar em funcionamento até ao dia 03 de novembro.
Publicado a
Atualizado a

A Guarda Nacional Republicana (GNR) ativou neste domingo, 29 de junho, a rede secundária de postos de vigia, com 150 postos, que se somam aos 80 da rede primária já ativados, no âmbito da operação Floresta Segura 2025.

Numa publicação na rede social Facebook, a GNR refere que, no âmbito da operação Floresta Segura 2025, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), ativou, em 05 de maio, a rede primária de postos de vigia. Esta é “composta por 80 postos, guarnecidos por 320 operadores” e vai estar em funcionamento até ao dia 03 de novembro.

Desde hoje, está ativada a rede secundária de postos de vigia, acrescentando 150 postos, “guarnecidos por 600 operadores, que irão operar até 15 de outubro “.

GNR ativa mais 150 postos de vigia contra incêndios
Onda de calor em Portugal: o que fazer (e o que evitar) para proteger-se este fim de semana

“Estas estruturas integram a Rede Nacional de Postos de Vigia e articulam-se com o Sistema de Videovigilância Florestal, atualmente constituído por 147 câmaras de videovigilância, reforçando a vigilância, deteção e resposta aos incêndios rurais em todo o território nacional”, adianta a GNR.

A Rede Nacional de Postos de Vigia “assegura a deteção fixa das ocorrências de incêndios e garante a confirmação da localização dos mesmos, contribuindo para um célere despacho dos meios de combate, em todo o território do continente”. A GNR acrescenta que a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 permanece acessível para denúncias e solicitações de esclarecimento.

GNR ativa mais 150 postos de vigia contra incêndios
Portugal em alerta vermelho: Lisboa e outros seis distritos sob calor extremo no domingo
GNR ativa mais 150 postos de vigia contra incêndios
Cerca de 80 concelhos de 10 distritos do continente em risco máximo de incêndio

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt