Gaia: hospitais privados recorreram à proteção civil e esgotaram reservas de gasóleo
A energia elétrica já foi retomada em parte do Grande Porto. Na cidade de Gaia, eram cerca de 18h20 quando a luz regressou ao Hospital Santos Silva, até então a funcionar com recurso a geradores, mantendo, no entanto, os serviços essenciais.
Mais dificuldades enfrentaram os hospitais privados, nomeadamente Trofa Saúde e o Luz Arrábida. De acordo com João Poiares, operador da Central Municipal de Operações e Socorro de Vila Nova de Gaia, “os pedido desses hospitais foram os momentos mais críticos” do dia. Um problema “resolvido em articulação com o comandante e o segundo comandante, conseguindo-se assim garantir o funcionamento de geradores a gasóleo”. Ainda que “tenha sido necessário recorrer à reserva”.
As restantes ocorrências, “cerca de trinta ao longo do dia”, contabiliza o técnico da Proteção Civil “estiveram relacionadas com a retirada de pessoas presas nos elevadores e com inundações em caves e sub caves de habitações contíguas a linhas de água”, por quebra de energia nas bombas.
Eram 18h04 quando a eletricidade iluminou algumas zonas do terceiro município mais populoso do país. “Gaia, Crestuma, Sandim, Olival, Abrantes, foram as primeiras a retomar a energia, ainda que não seja na sua totalidade”, diz João Poiares.
No Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ainda não há contas feitas. “Neste momento ainda não temos esses dados”, dizem ao DN. Confirmando no entanto que a “grande maioria das ocorrências” teve a ver com elevados e inundações. “Por volta do meio-dia já tínhamos cerca de 20 ocorrências relacionadas com elevadores”. Muitas ocorrências, “nenhuma grave”.