Fuzileiros e Exército reforçam prevenção em Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure
FOTO: Reinaldo Rodrigues

Fuzileiros e Exército reforçam prevenção em Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure

Um contingente de 24 fuzileiros, apoiado por seis botes, vai reforçar o dispositivo de prevenção nos concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure, podendo estender-se à Figueira da Foz se necessário. A operação, articulada com a Proteção Civil, inclui ainda apoio logístico do Exército, com camas, tendas e viaturas pesadas, numa estratégia de precaução face à previsão de precipitação muito elevada, acima da média.
Publicado a

Os Fuzileiros vão reforçar o dispositivo de prevenção nos concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Soure, podendo a Figueira da Foz ser incluída se tal se revelar necessário. O contingente da Marinha será composto por 24 fuzileiros, apoiados por seis botes: dois em Coimbra, dois em Soure (Alfarelos/Granja) e dois em Montemor-o-Velho.

Em declarações ao DN, o vereador da Proteção Civil de Coimbra, Ricardo Lino, informa que o Exército está igualmente a disponibilizar camas, tendas e apoio logístico, bem como viaturas de grande porte. Estão estacionados em Coimbra cinco camiões de grande capacidade, preparados para acolher cerca de 50 pessoas, caso seja necessário.

A lidar com a devastação provocada pela depressão Kristin, trata-se de um trabalho de prevenção e precaução, face à previsão de precipitação muito elevada, acima das médias expectáveis. As autoridades admitem que possam ocorrer dois episódios de chuva intensa, mas sublinham que, neste momento, trata-se apenas de uma estratégia de antecipação.

Estão já definidas mais zonas de abrigo em escolas e pavilhões, com apoio da Cruz Vermelha, assegurando mais camas, cobertores, bens essenciais, bem como apoio social e psicológico às populações que dele necessitarem.

Diário de Notícias
www.dn.pt