Furacão Gaston vai perder força e atingir os Açores no sábado

Grupo oriental não deverá ser afetado de forma relevante. Grupos ocidental e central podem esperar mau tempo

O Furacão Gaston, de categoria três numa escala de um (menos grave) a cinco (mais grave), deverá atingir o arquipélago dos Açores, este sábado, mas já como tempestade tropical. A perturbação encontra-se, neste momento, a leste das Bermudas, mas deverá descrever uma rota para Nordeste, afetando as ilhas açorianas.

Atualmente, com ventos na ordem dos 180 km/h, o Furacão Gaston deverá chegar aos Açores no sábado, mas já enfraquecido. De acordo com a delegação regional do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), os modelos apontam para a probabilidade da passagem deste ciclone, mas já como tempestade tropical.

A tempestade deverá perturbar o estado do tempo sobretudo nos grupos ocidental e central. São Miguel e Santa Maria não devem ser atingidas de forma relevante. Até ao momento, nenhum alerta de mau tempo foi emitido, o que, a acontecer, deverá surgir até 48 horas antes do evento meteorológico (quinta-feira).

O Furacão Gaston é a sétima tempestade tropical a formar-se no Atlântico só este ano, tendo apenas três destas passado a furacão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG