Fuja da confusão dos shoppings.Vá aos mercados e lojas de rua

Por esta altura, há filas para escolher, pagar, embrulhar presentes e até para entrar e sair dos parques de estacionamentos. Mas é possível ter um natal mais tranquilo e até mais criativo, sem entrar na confusão das grandes cadeias

Ainda não comprou todas as prendas de Natal? Quer fugir aos encontrões e às filas intermináveis dos grandes centros comerciais? Para que não tenha de enfrentar a confusão típica da quadra, o DN propõe-lhe uma série de lojas de rua onde poderá encontrar prendas originais, a preços convidativos e, quase sempre, made in Portugal. Se preferir, pode sempre optar pelos mercados de Natal, onde, além dos presentes, pode comer e beber, envolvido no espírito da quadra. Do Trendy " n "Foodie, em Vila do Conde, à Livraria Cabeçudos, em Lisboa, são inúmeras as opções para escapar à azáfama característica da época.

Lisboa

Mercado Crafts & Design - Jardim da Estrela

Dá a conhecer uma centena de projetos de design e artesanato contemporâneo, onde encontrará, certamente, muitos presentes especiais para a quadra. Este é o último fim de semana dedicado ao Natal do Mercado Crafts & Design, no Jardim da Estrela, que funciona entre as 10.00 e as 18.00.

Mercado Get Zen - Amoreiras

Se procura artesanato, produtos gourmet, biológicos, reciclados e origami, sugerimos-lhe uma visita à edição de Natal do Mercado Get Zen, agendada para este sábado, entre as 10.00 e as 19.00, no Espaço Amoreiras. Do vestuário à alimentação, há opções para todos os gostos e idades.

Villa Natal LxMarket

Na Villa da LxFactory há doces, música natalícia, árvore de Natal e, claro, o senhor das barbas brancas. Inspirada no Christmas Market em Victoria Park, apresenta ideias de decoração amigas do ambiente e compras viradas para a economia local.

Feira das Almas

Jovens criadores de moda, joalharia, ilustração e outras áreas mostram o que de melhor sabem fazer na Feira das Almas, neste fim de semana, na Taberna das Almas. A proposta passa por escolher prendas originais, incentivando o comércio tradicional. Também há música, exposições e comes e bebes.

Retrosaria Rosa Pomar

Há quem diga que a oferta da Rosa Pomar é tradicional, mas, ao mesmo tempo, arrojada. Na retrosaria encontra tudo o que é preciso para fazer tricô, croché e costura. Até máquinas. Mas há muito mais. Cadernos, bonecos, sacos de compras ou livros podem servir também para surpreender alguém.

Livraria Cabeçudos

Eleita no ano passado como a Livraria Preferida dos portugueses, a Cabeçudos é especializada em literatura infantojuvenil, disponibilizando livros de autores nacionais e internacionais. Se ainda lhe faltam prendas para crianças, sugerimos uma passagem pela Rua António Lopes Ribeiro, em Lisboa.

Loja Quer

Além de brinquedos e livros infantis, na loja Quer é possível encontrar "peças de design, produtos únicos e artesanato contemporâneo português para adultos e para toda a casa". Alma Gémea, Ana Ventura, Planeta Tangerina e Caminho são algumas das marcas disponíveis.

Vélocité Café

Se ainda não sabe o que oferecer a alguém que adora pedalar, porque não passa no Vélocité Café para se inspirar? Pode optar por uma bicicleta - modelos não faltam - ou por acessórios. Selins, roupa, cestos, capacetes, mochilas, kits de ferramentas, campainhas e luzes são apenas algumas das sugestões.

Vida portuguesa

E porque não oferecer aquele produto que marcou a geração de alguém? Da pasta dentífrica Couto às conservas Minerva, na Vida Portuguesa encontra o que de melhor se fez e faz no país. Se preferir e quiser poupar tempo, pode fazer as compras através da internet.

Louie Louie

Nas lojas Louie Louie encontra milhares de CD, vinil ou DVD, desde os mais atuais aos grandes clássicos da história da música. É uma opção que está ao seu dispor em Lisboa e no Porto. E ainda pode fazer as compras online.

Porto

Artesanatus

É a maior feira de artesanato da Baixa do Porto. Depois de uma passagem pelos Clérigos, regressou neste ano à Praça D. João I, onde reúne artesãos de vários pontos do país até ao dia 23. Artigos em pele, peças de madeira, joalharia ou cerâmica são opções para prendas de última hora.

Christmas Market - Ateneu Comercial do Porto

O coração da Baixa é também palco do Christmas Market, um espaço onde neste fim de semana é possível encontrar 50 expositores de roupa, calçado, acessórios, artigos de decoração. No Ateneu Comercial do Porto será recebido pelo Pai Natal, acompanhado por soldadinhos de chumbo.

Trendy "n" Foodie

Já fora do centro do Porto, no Vila do Conde The Style Outlets, sugerimos o Trendy "n" Foodie. É um local onde pode escolher entre brinquedos, artesanato urbano, bijuteria e decoração e desfrutar de workshops, showcookings e happy hours.

Maria Porto

"Porto feito à mão." No número 23 da Rua José Falcão, a Maria Porto reúne o trabalho de artesãos portugueses, que dão uma dimensão contemporânea ao tradicional. Há trabalhos de cortiça, madeira, cerâmica, papelaria, brincadeiras e também algumas iguarias.

Respigador e Respigadora

"Procuramos agulhas em palheiros e às vezes encontramo-las." É assim que o Respigador e a Respigadora trabalham, numa missão que os leva a descobrir verdadeiras relíquias de outros tempos. Na Rua do Almada pode encontrar brinquedos, pastas escolares, louça, carimbos, azulejos e muitos outros objetos de outras décadas. Mas novos.

Mercado 48

O Mercado 48 é uma loja de design vintage e contemporâneo, situada no número 48 da Rua da Conceição, no Porto, onde encontrará peças originais e únicas para este Natal. A oferta é variada: há mobiliário, objetos de arte, vestuário, vinho e produtos gourmet e até velocípedes e respetivos acessórios.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG