Fogo em Vimioso "já está dominado". Incêndio no Parque Natural de Montesinho desagrava-se mas é o que mais meios mobiliza
Global Imagens

Fogo em Vimioso "já está dominado". Incêndio no Parque Natural de Montesinho desagrava-se mas é o que mais meios mobiliza

O incêndio no Parque Natural de Montesinho está a a ser combatido por 290 bombeiros, apoiados por seis meios aéreos. 
Publicado a
Atualizado a

O incêndio que deflagrou no concelho de Vimioso, no distrito de Bragança, "já está dominado", disse esta segunda-feira à Lusa a proteção civil.

Uma porta-voz do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes acrescentou, ainda assim, que 200 operacionais continuam a combater as chamas.

De acordo com a informação do site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 07:21 estavam 263 operacionais no terreno, apoiados por 91 viaturas.

O incêndio que começou no concelho de Vimioso estava ao início da madrugada nos territórios de Cicouro e São Martinho de Angueira e lavrava em direção à localidade espanhola de Alcanices.

O alerta para o incêndio, que terá deflagrado devido a uma trovoada, foi dado pelas 19:10 de sábado em Caçarelhos e Angueira, na vila raiana de Vimioso.

Pelas 06:00 de domingo, o fogo chegou a ser dado como dominado, mas ao início da tarde teve uma reativação, que chegou a ameaçar algumas habitações na povoação de São Martinho de Angueira.

Ainda durante a tarde de domingo, os meios aéreos envolvidos no combate às chamas foram reforçados e estiveram no local sete meios, dois dos quais espanhóis.

Também no distrito de Bragança, um outro incêndio em Soutelo, Carregosa, no Parque Natural de Montesinho, no município de Bragança, continua a ser combatido por 290 bombeiros, apoiados por seis meios aéreos. 

Em declarações à Lusa ao início da manhã, o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, disse que durante a noite a situação não sofreu grandes alterações, tendo-se até "desagravado um pouco".

Contudo, houve de manhã um reforço de meios e, pelas 09:00, estavam no local 289 bombeiros, apoiados por 96 viaturas e seis meios aéreos.

O alerta de fogo foi dado às 19:55 de sábado e, ao início da madrugada de domingo, passou a ter duas frentes ativas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt