Figura central de crime financeiro em Espanha que estava em fuga há dois anos detida em Olhão
PJ

Figura central de crime financeiro em Espanha que estava em fuga há dois anos detida em Olhão

Antigo Diretor-Geral do Centro Cultural Internacional Óscar Niemeyer, em Avilés (Espanha), condenado a oito anos de prisão.
Publicado a
Atualizado a

A Polícia Judiciária anunciou esta quinta-feira, 11 de dezembro, a detenção de uma figura central do crime financeiro em Espanha. Trata-se, segundo abança em comunicado, de um cidadão estrangeiro de 55 anos sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias espanholas, para cumprimento de uma pena de prisão de oito anos por crimes de peculato e falsificação.

De acordo com a informação da PJ, este homem, um antigo Diretor-Geral do Centro Cultural Internacional Óscar Niemeyer, em Avilés (Espanha), condenado pela prática de vários crimes relacionados com a má gestão daquela instituição, envontrava-se em fuga desde o final de 2023, após decisão do Tribunal Supremo espanhol, que o considerou figura central num esquema de ilícitos financeiros conhecido como “Caso Niemeyer”.

Segundo o jornal espanhol El País, trata-se de Natalio Grueso.

A detenção aconteceu no dia 4, em Olhão. O detido foi presente ao Tribunal da Relação de Évora, encontrando-se a aguardar o ulterior processo de extradição.

Segundo avança a PJ, em Espanha, o tribunal deu como provado que entre 2006 e 2011 o visado, desviou fundos da instituição para benefício próprio, bem como da sua família e amigos, recorrendo, entre outros expedientes, à emissão e utilização de documentos falsos, com o objetivo de dar-lhe uma aparência de legalidade.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt