Famosos burlados por funcionário de uma agência de talentos. O que se sabe?
Quem é Manuel Santana Lopes?
É a figura central neste escândalo de desvio de dinheiro numa empresa de agenciamento de famosos. Manuel Santana Lopes era agente e chefe de operações da agência de talentos Notable, responsável pela gestão de carreiras de diversas figuras do mundo artístico, digital e televisivo. É sobrinho do ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes e filho de Paulo Santana Lopes, arguido no processo Rota do Atlântico por suspeitas de corrupção no comércio internacional.
De que é acusado?
É acusado de desviar cerca de 300 mil euros em comissões pertencentes a artistas agenciados pela Notable, designadamente Carolina Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira. Para isso, terá criado um e-mail falso, usurpando a identidade de Gonçalo Uva, marido de Carolina Patrocínio, e redirecionado os pagamentos para a sua conta pessoal.
Como se levantaram as suspeitas?
A alegada burla foi descoberta pelos próprios lesados e confirmada por uma auditoria interna da Notable, que detetou irregularidades nas transferências. A informação sobre o desvio de dinheiro foi tornada pública no programa 'V+ Fama', do canal V+TVI.
O que diz o acusado?
Ainda não se conhecem afirmações públicas sobre o sucedido, mas, segundo a SIC, depois de inicialmente ter negado as acusações, Manuel Santana Lopes terá já confessado à agência a autoria da burla. O que foi confirmado entretanto pela agência.
O que diz a agência?
A Notable confirmou esta sexta-feira, em comunicado, o desvio de fundos e afirmou ter tomado medidas legais para recuperar o montante desviado. A agência garantiu que reembolsará os agenciados lesados e que Manuel Santana Lopes cessou funções.
Que artistas representa a agência?
A Notable representa personalidades como a apresentadora da TV Cristina Ferreira, Rita Pereira, Pedro Teixeira, João Manzarra, Madalena Abecasis e João Baião, entre outros.
Os lesados já reagiram?
A agência Notable emitiu um comunicado, no qual “confirma que constatou que um ex-colaborador desviou para si quantias destinadas a dois agenciados da empresa". A agência acrescenta que “lamenta o sucedido, que surpreendeu toda a equipa, e agradece as palavras de apoio, solidariedade e confiança recebidas dos seus agenciados e clientes, que poderão também confiar no profissionalismo, dinamismo e entusiasmo de sempre".
Também Carolina Patrocínio, uma das lesadas, reagiu com uma publicação no Instagram: "Sermos enganados por quem nos é próximo e tem a nossa confiança, é ser roubado duas vezes. E dói duas vezes mais. São momentos difícies que nos confrontam com o pior da natureza humana. Mas não é por isso que deixarei de confiar nos outros, porque continuo a acreditar que as pessoas são geralmente decentes e que a vida só vale a pena se não tivermos medo de depender uns dos outros”, escreve a apresentadora.
Em que consequências incorre Manuel Santana Lopes?
A Notable afirmou já ter mandatado advogados para assegurar o ressarcimento dos prejuízos. Desconhece-se, por enquanto, se os lesados apresentarão queixa-crime. Caso o processo avance judicialmente, Manuel Santana Lopes poderá enfrentar acusações criminais por fraude, usurpação de identidade e apropriação indevida de fundos.