Exército realiza exercício tático com fogos reais no âmbito do Orion 25
Decorre amanhã, quinta-feira, em Santa Margarida, uma exposição de capacidades e meios de todas as forças que integram o EUBG 25-2/26-1 e um exercício tático com fogos reais empenhando os principais sistemas de armas das forças que participaram no ORION 25.
Desde dia 5 que está a decorrer o ORION 25, que o Exército diz ser o seu maior exercício da componente terrestre. "Tem como finalidade integrar todas as forças nacionais e internacionais que constituem o European Union Battlegroup 25-2/26-1 ( EUBG 25-1/26-2), uma força multinacional, de reação Rápida da União Europeia, centrada na componente terrestre que integra forças navais, aéreas e de operações especiais, com cerca de 2.200 militares de Portugal, França, Itália, Roménia e Espanha", explica em comunicado.
O objetivo deste exercício é "exercitar a integração e a interoperabilidade entre as forças dos cinco países", "numa operação de resposta a uma crise em ambiente não permissivo".
Para isso foi criada uma região fictícia, Levonto, situada a 6.000 km de distância de Bruxelas, onde intervêm cerca de 1.700 militares e 350 viaturas. Além de santa Margarida, este exercício aconteceu no centro urbano de Ponte de Sor, no aeródromo desta localidade, na região do Domingão, neste mesmo município, e na freguesia da Bemposta.